Lando Norris encerrou a primeira sessão de treinos livres para o Grande Prêmio do Azerbaijão, nesta sexta-feira (19), com o melhor tempo após uma paralisação de 25 minutos provocada por problemas na zebra da curva 16.
A atividade foi interrompida com 14 minutos de pista quando fiscais encontraram uma faixa de borracha solta sob o bordo da zebra na saída da curva. O material foi retirado rapidamente, mas a necessidade de checagem de todo o conjunto retardou a retomada, deixando apenas 21 minutos efetivos para os pilotos.
Domínio da McLaren
Norris já liderava antes da bandeira vermelha e reforçou a ponta na relargada, registrando 1min42s704. O britânico ficou 0s310 à frente do companheiro Oscar Piastri, que conseguiu voltar à pista após resolver um problema de unidade de potência descoberto em suas primeiras voltas.
Demais destaques
Quatro vezes pole em Baku, Charles Leclerc marcou o terceiro melhor tempo, 0s552 atrás do líder. George Russell foi o quarto com a Mercedes, apesar de relatar forte quicada e cheiro de queimado no cockpit — o britânico ainda se recupera de um problema de saúde que o afastou da mídia na véspera.
Alex Albon colocou a Williams em quinto, mesmo tocando o muro na curva 15 em sua volta rápida. Yuki Tsunoda levou a Red Bull ao sexto posto, 1s034 atrás de Norris, enquanto Max Verstappen terminou em sétimo após escapar para a área de escape na mesma curva. O holandês reclamou pelo rádio que o carro “saltava” na freada.
Carlos Sainz fechou a sessão em oitavo com o segundo carro da Williams, seguido pelos pilotos da Racing Bulls, Liam Lawson e Isack Hadjar, que completaram o top 10.
Incidentes e classificação completa
Lewis Hamilton bateu na curva 5, quebrou a asa dianteira, furou um pneu e ficou apenas em 13º, 1s383 atrás de Norris. Fernando Alonso teve dificuldades com o Aston Martin quicando na reta principal e terminou em 15º. Na Alpine, Franco Colapinto e Pierre Gasly ficaram nas duas últimas posições, a 2s5 e 2s7 do líder, respectivamente.
Nico Hülkenberg, Gabriel Bortoleto, Oliver Bearman, Lance Stroll e Esteban Ocon completaram o grupo intermediário.
O segundo treino livre está marcado para a tarde desta sexta-feira.
Com informações de RACER



