Lando Norris encerrou mais cedo a segunda sessão de treinos livres para o Grande Prêmio do Azerbaijão, nesta sexta-feira (19), após danificar a suspensão ao tocar o muro na curva 4 do circuito de Baku. Mesmo com apenas sete voltas completadas no FP2, o piloto da McLaren afirmou que prefere “arriscar e achar o limite” do carro a poupar equipamento.
Na volta rápida com pneus macios, Norris perdeu a frente, o volante travou à direita e o carro agarrou repentinamente, acertando a barreira com a roda traseira esquerda. A avaria obrigou o britânico, que está 31 pontos atrás do líder do campeonato, a recolher para os boxes e abandonar a sessão.
“Eu estava me sentindo bem até ali. Prefiro que isso aconteça agora do que não forçar”, declarou. “Preciso ir ao limite. A disputa está apertada e estou contra ótimos pilotos.”
Long run comprometido
O impacto também impediu Norris de testar o composto C6, o mais macio da Pirelli, em ritmo de corrida. O pneu é novidade em Baku nesta temporada e só foi usado em outros três circuitos em 2025.
“Foi caro, principalmente aqui. Queria voltas com tanque cheio nesse composto mais macio em comparação com o ano passado”, explicou. “A pista está bem mais rápida e o pneu é diferente. Agora preciso compensar.”
Problemas dos dois lados da garagem
O dia também foi difícil para Oscar Piastri. O australiano esbarrou no muro na curva 15 e depois travou pneus na curva 2, perdendo voltas representativas. “Foi uma sessão confusa para nós dois”, resumiu Norris, que reconhece estar “atrasado nos aprendizados”.
Piastri, líder do campeonato, apontou que o potencial do carro existe, mas é “difícil extrair o máximo”. “Testamos algumas coisas no FP2; vamos analisar o que mudar para amanhã”, disse.
Briga acirrada prevista para sábado
Norris acredita que a disputa pela pole e pela vitória será apertada. “A Ferrari deve entrar na briga; foram os mais rápidos aqui no ano passado, mesmo com a vitória do Oscar”, comentou. “A Red Bull também será forte. Eles nunca aparecem na sexta, dormem e acordam rápidos. Espero pelo menos três equipes na luta.”
Com informações de RACER



