Baku (Azerbaijão), 19 de setembro de 2025. Um acerto nos freios deu a Lewis Hamilton o melhor tempo da sexta-feira no Grande Prêmio do Azerbaijão. O britânico de 40 anos, em sua primeira temporada pela Ferrari, liderou o segundo treino livre (FP2) ao marcar 0s074 de vantagem sobre o companheiro Charles Leclerc.
Hamilton relatou que a troca de parâmetros nos sistemas Brembo, utilizados pela equipe italiana, resolveu as dificuldades sentidas na sessão da manhã.
“P1 foi um pouco bagunçado; aqui você precisa ter muita confiança nos freios e eu tive problemas”, explicou. “Alteramos o acerto para o P2 e eles passaram a funcionar perfeitamente, o que me permitiu ganhar muito tempo nas frenagens”.
O heptacampeão destacou ainda o apoio do time em Maranello: “Estamos vendo progresso graças à paciência de todos. A energia da tifosi tem sido incrível”. Mesmo assim, fez ressalvas: “É apenas sexta-feira; não vamos nos empolgar”.
Ferrari domina a tabela, McLaren esconde cartas
A equipe de Maranello fechou o dia com domínio. Hamilton ficou à frente de George Russell (Mercedes), terceiro colocado a 0s477, enquanto Leclerc terminou em segundo. Nenhum dos pilotos da McLaren – Lando Norris e Oscar Piastri – completou uma volta limpa e rápida, o que, segundo Leclerc, pode alterar o cenário no sábado.
“Parece que a McLaren está em outro nível; a volta que Lando começou era muito impressionante”, comentou o monegasco, vencedor das últimas quatro poles em Baku. “Não sei se estaremos na luta com eles, mas, em relação aos demais, estamos em boa posição”.
Apesar da cautela, Leclerc não descarta uma quinta pole consecutiva no circuito de rua: “Nunca diga nunca. Já tive sessões aqui em que achei impossível e, no fim, deu certo”.
O fim de semana prossegue neste sábado com o terceiro treino livre e a classificação que definirá o grid para a corrida de domingo.
Com informações de RACER



