A Fórmula 1 confirmou a permanência do Grande Prêmio do Azerbaijão no calendário da categoria pelo menos até 2030, após firmar um novo acordo com o governo local e os promotores da prova.
Disputado no circuito urbano de Baku desde 2016, o evento teve o contrato prorrogado pela última vez em 2023. Na estreia, a corrida recebeu o nome de Grande Prêmio da Europa, mudando para Grande Prêmio do Azerbaijão a partir do ano seguinte.
Desde sua inclusão no campeonato, o GP foi realizado anualmente, com exceção de 2020, quando não houve prova devido à pandemia de Covid-19.
Em 2023, Baku sediou uma única corrida sprint, mas o formato tradicional de fim de semana voltou a ser adotado na temporada seguinte. Até o momento, a Fórmula 1 não indicou se as próximas edições voltarão a incluir corridas sprint.
“Há uma energia incrível na cidade de Baku e, desde nosso primeiro Grande Prêmio aqui em 2016, a Fórmula 1 sempre foi calorosamente recebida pelo povo do Azerbaijão. Essa renovação reflete a forte confiança e o compromisso entre a Fórmula 1, o governo do Azerbaijão e o promotor, abrindo caminho para um futuro emocionante no país”, declarou Stefano Domenicali, CEO da categoria.
Com o novo acordo, Baku mantém sua posição no calendário da F1 por mais cinco temporadas, reforçando o papel do circuito como um dos principais palcos urbanos da competição.
Com informações de Autoracing



