CHARLOTTE (EUA), 11 de dezembro de 2025 – Um entendimento firmado nesta quinta-feira pôs fim à ação antitruste movida por 23XI Racing e Front Row Motorsports contra a NASCAR, após 16 meses de litígio no tribunal federal da cidade.
Com o acordo, os times recuperam as cartas (charters) que haviam perdido durante o processo, e o sistema passa a ter caráter permanente. Os valores financeiros não foram divulgados.
“Bom senso prevaleceu”, diz Michael Jordan
Majoritário da 23XI, o ex-jogador da NBA Michael Jordan celebrou a decisão na saída do tribunal. “Quando se chega à reta final, é preciso pensar não só em si, mas no esporte como um todo. As duas partes entenderam isso e mergulharam na negociação”, afirmou.
NASCAR quer voltar o foco às pistas
Ao lado de Jordan, o presidente e CEO da NASCAR, Jim France, destacou que o acerto permite retomar as atenções às corridas. “Passamos muito tempo sem focar totalmente no que amamos, que é competir. Agora temos uma oportunidade real de continuar fazendo o esporte crescer”, disse.
Questões de governança e receita em pauta
A ação judicial contestava práticas anticompetitivas e o modelo de negócios da categoria. Durante as conversas sobre cartas, os times defendiam quatro pontos: participação nas decisões de governança, um terço das novas receitas, cartas permanentes e US$ 720 milhões (US$ 20 milhões por carro) em distribuição.
Declarações dos advogados
Jeffrey Kessler (23XI/Front Row) afirmou que o pacto “vai impulsionar o esporte” e garantirá cartas “perpétuas” para todos. Lawrence Buterman (NASCAR) ressaltou a preservação do sistema de cartas “com flexibilidade para administrar a categoria”. Já John Stephenson Jr., representante da família France, disse que as partes “deixam as diferenças para trás” visando o benefício dos torcedores.
Posicionamento de Denny Hamlin
Coproprietário da 23XI e piloto da Cup Series, Denny Hamlin declarou que a iniciativa buscava “um futuro mais sustentável” para equipes, pilotos e parceiros. “Agora é hora de seguir juntos e construir o futuro que o esporte merece”, completou.
O processo foi aberto em 2 de outubro de 2024, pouco depois do prazo final para o acordo de cartas com as equipes (6 de setembro de 2024). O julgamento começou em 1.º de dezembro de 2025 e foi encerrado dez dias depois, com o anúncio do acordo.
Com informações de RACER



