A NASCAR anexou 11 declarações de proprietários e executivos da Cup Series à moção de julgamento sumário apresentada em 4 de outubro de 2025 contra 23XI Racing e Front Row Motorsports, no processo antitruste movido pelas duas equipes que se recusaram a assinar o acordo de charter.
Entre os depoentes estão líderes das três organizações mais vitoriosas da categoria — Rick Hendrick (Hendrick Motorsports), Roger Penske (Team Penske) e Joe Gibbs (Joe Gibbs Racing) — além de representantes de estruturas independentes, como Carl Long (MBM Motorsports) e B.J. McLeod (ex-Live Fast Motorsports).
Principais pontos das declarações
Rick Hendrick classificou o pacto de charter como “crítico para a estabilidade do ecossistema da NASCAR”, citando aumento de receitas e proteção do valor dos ativos das equipes.
Roger Penske disse que o modelo gera “valor de longo prazo” e inspirou a criação de sistema similar na IndyCar a partir de 2025. Ele acrescentou que o carro Next Gen, introduzido em 2022, reduziu custos operacionais do time.
Joe Gibbs ressaltou a importância de uma resolução rápida que preserve o sistema: “Isso garante o bem-estar de centenas de funcionários e suas famílias”.
Brad Keselowski afirmou que, embora as equipes não tenham obtido tudo o que desejavam, o acordo de 2025 representa um “compromisso” capaz de ampliar o valor de mercado das organizações.
Cal Wells, CEO da Legacy Motor Club, lembrou que antes de 2016 não existia mecanismo confiável para assegurar valor organizacional e que o novo contrato oferece “estrutura viável de colaboração”.
Gordon Smith (Hyak Motorsports) e Jon Wood (Wood Brothers Racing) defenderam a previsibilidade e estabilidade trazidas pelo sistema, enquanto Rick Ware destacou o crescimento de sua equipe familiar graças à segurança financeira proporcionada pelo charter.
Veterano no esporte, Richard Childress considerou os charters “essenciais” para gerar patrimônio. Já Carl Long declarou que compraria um charter se pudesse, pois a garantia de vaga facilitaria a captação de patrocínio. B.J. McLeod explicou ter vendido seu charter ao perceber a valorização do ativo.
Contexto do processo
23XI Racing e Front Row Motorsports foram as únicas entre 15 equipes que não aderiram ao acordo de charter e, em outubro, moveram ação antitruste contra a NASCAR. A entidade, em resposta, solicitou julgamento sumário e apresentou as 11 declarações para mostrar apoio interno ao sistema.
As equipes reclamantes alegam que a NASCAR detém controle excessivo sobre o modelo de negócios, enquanto a liga sustenta que o acordo foi resultado de negociação coletiva e trouxe benefícios financeiros e esportivos a grande parte do grid.
Com informações de RACER



