HomeFórmula NascarGoodyear e NASCAR liberam jogo extra de pneus após desgaste elevado em...

Goodyear e NASCAR liberam jogo extra de pneus após desgaste elevado em Bristol

Bristol (EUA), 13 de setembro de 2025 – As equipes da NASCAR Cup Series receberam um jogo extra de pneus na noite deste sábado em Bristol Motor Speedway, depois que um elevado nível de desgaste voltou a atingir o circuito de 0,533 milha pela segunda vez em menos de dois anos.

O novo jogo foi disponibilizado no início do estágio final, elevando para 11 o total de jogos à disposição – dez novos, além do conjunto utilizado na classificação – para a disputa de 500 voltas.

“A equipe está trabalhando duro para montar, balancear e deixar esse jogo pronto”, declarou Justin Fantozzi, gerente global de operações de pneus de competição da Goodyear, à NBC Sports. “Voltamos ao mesmo número de jogos usados na prova da primavera, quando tivemos condição semelhante. A indústria pediu isso, e nós atendemos.”

Durante a tarde, os termômetros marcaram cerca de 29 °C (85 °F), mas a temperatura caiu para 22 °C (71 °F) no momento da largada, com o asfalto registrando 32 °C (89 °F). “Ficou bem mais fresco; estou até de suéter”, comentou Fantozzi. “Com a temperatura parecida à de 18 meses atrás, o pneu está se comportando exatamente como deveria.”

Menos de 40 voltas após a bandeira verde, pilotos relataram desgaste excessivo e cording, o que provocou várias paradas em bandeira verde. A pista também acumulou grande quantidade de marbles – borracha solta – junto ao muro externo, situação semelhante à observada na corrida de primavera de 2024.

A Goodyear levou a Bristol um composto totalmente novo e mais macio para o lado direito do carro, justamente onde o desgaste foi mais acentuado. Segundo a fabricante, esta será a única vez que esse pneu direito será usado em 2025. Já o pneu esquerdo repete o modelo aplicado nas quatro provas anteriores no oval.

Embora treinos e classificação não tenham indicado um problema tão grave, o cenário lembrou a surpresa vivida em 2024. Josh Berry, que abandonou ainda no primeiro estágio após incêndio no carro causado por acúmulo de borracha, confirmou o susto.

“Achei que seria pé embaixo o tempo todo”, contou Berry. “Mas umas 15, 20 voltas depois, estávamos virando 16 segundos baixos e já dava para ver gente perdendo rendimento. As marbles começaram a aparecer rapidamente; é coisa de maluco. Deve ser por causa do clima. Vai ser uma corrida e tanto de acompanhar.”

O fornecimento emergencial de pneus segue a estratégia adotada pela categoria na prova de primavera de 2024, quando o alto desgaste também surpreendeu equipes e pilotos.

Com informações de RACER

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

spot_img