HomeFórmula NascarGreg Biffle morre em acidente de avião na Carolina do Norte aos...

Greg Biffle morre em acidente de avião na Carolina do Norte aos 55 anos

Estadosville (Carolina do Norte), 19 de dezembro de 2025 — O ex-piloto Greg Biffle, um dos 75 Maiores Pilotos da NASCAR, morreu na manhã de quinta-feira (18) após a queda de um jato executivo Cessna C550 Citation durante a aproximação ao Aeroporto Regional de Statesville, na região de Charlotte. Ele tinha 55 anos e completaria 56 na próxima terça-feira.

Além de Biffle, morreram no acidente sua esposa, Cristina, os filhos Emma, de 14 anos (do casamento anterior com Nicole Lunders), e Ryder, de 5, além de Craig Wadsworth, Dennis Dutton e o filho deste, Jake. A aeronave pertencia à empresa de aviação do próprio ex-piloto. Segundo as autoridades, a queda ocorreu pouco depois das 10h (horário do Leste dos EUA). A Junta Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB) e a Administração Federal de Aviação (FAA) investigam as causas.

Repercussão imediata

Em nota divulgada na noite de quinta-feira, a NASCAR afirmou estar “devastada” pela perda: “Greg era mais que um campeão; era um competidor feroz, amigo de muitos e um exemplo de integridade”. A entidade recordou ainda o trabalho humanitário do ex-piloto após o furacão Helene, esforço que lhe rendeu o prêmio Myers Brothers da Associação Nacional de Imprensa de Automobilismo em 2024.

Nas redes sociais, personalidades como Jeff Gordon, Ron Hornaday Jr. e Chase Briscoe lamentaram a tragédia. Gordon destacou as “batalhas duras” travadas com Biffle nas pistas e sua dedicação às vítimas do furacão. Briscoe reforçou o impacto das ações fora do volante: “Não chega perto do que ele fez fora das pistas”, escreveu.

Carreira vencedora

Nascido em Vancouver, Washington, Biffle despontou na série Winter Heat na metade dos anos 1990, chamando a atenção do então proprietário Jack Roush. Em 1999, já pela Roush, venceu nove provas na NASCAR Truck Series e foi eleito Estreante do Ano. No ano seguinte conquistou o título da categoria.

Promovido à então Busch Series, ganhou cinco corridas em 2001 e faturou o campeonato em 2002. Sua ascensão seguiu na Cup Series, onde somou 19 vitórias e foi vice-campeão em 2005, atrás de Tony Stewart. Ao todo, levantou 56 troféus nas três principais divisões nacionais.

Seu último triunfo aconteceu em 2019, em única participação na Truck Series naquele ano, no Texas Motor Speedway. A derradeira largada ocorreu em 2022, em Talladega, já em calendário parcial.

Famílias em luto

Em comunicado conjunto, as famílias Biffle, Grossu, Dutton e Lunders declararam estar “despedaçadas” pela perda. O texto descreveu Emma como “uma alma gentil”, Ryder como “uma criança curiosa e infinitamente alegre” e lembrou o carinho por Dennis e Jake Dutton, além de Craig Wadsworth, figura conhecida no paddock da NASCAR.

O velório e demais homenagens ainda não foram anunciados.

Com informações de RACER

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

spot_img