HomeFórmula NascarDisputa entre Hamlin e Wallace na última volta em Kansas abre debate...

Disputa entre Hamlin e Wallace na última volta em Kansas abre debate sobre ordens de equipe na NASCAR

A chegada da etapa da NASCAR Cup Series no Kansas Speedway, realizada no último domingo, 28 de setembro, continua a repercutir após a manobra de Denny Hamlin (Joe Gibbs Racing) para ultrapassar Bubba Wallace (23XI Racing) na volta final. A tentativa acabou tirando a vitória de ambos os pilotos da Toyota e permitiu que Chase Elliott (Hendrick Motorsports) cruzasse a linha de chegada em primeiro com o Chevrolet nº 9.

Hamlin, que também é coproprietário da 23XI Racing, buscava seu 60º triunfo na categoria. Depois da prova, o veterano admitiu a frustração:

“Estava muito decepcionado. Teria sido a 60ª vitória para mim. O carro estava muito rápido. Consegui a relargada que precisava, mas na última curva fiquei muito travado com o nº 23 e acabamos entregando a vitória ao nº 9”, afirmou.

A tensão ficou evidente ainda na volta de desaceleração, quando Wallace mostrou o dedo médio para Hamlin. No pit lane, o cumprimento entre os dois foi rápido e constrangido. Questionado sobre o lance, Wallace não escondeu o descontentamento:

“Dois anos atrás eu diria algo pior. Ele foi um idiota por aquela manobra, não importa se é meu chefe. Estamos lutando pela vitória e odeio ter dado essa chance à Chevrolet. Os Toyotas estavam muito rápidos”, comentou o piloto do carro nº 23.

Dentro da equipe de Hamlin, a expectativa era de que o piloto do nº 11 defendesse seus próprios interesses na pista. A vitória de Wallace, por outro lado, não traria bônus ao grupo de mecânicos e engenheiros do time principal da Joe Gibbs Racing, o que reforça a pressão interna por resultados.

A Toyota ocupava as quatro primeiras posições na última volta, mas terminou derrotada pela Chevrolet após o contato entre os dois companheiros de marca. “Tudo saiu perfeitamente para mim”, resumiu Elliott, beneficiado pela disputa alheia.

O desenrolar lembrou a etapa de Talladega em 2024, quando um bloqueio malsucedido entre carros da Ford abriu caminho para uma vitória da Toyota. Mais uma vez, a tentativa de decisão na pista se transformou no pior cenário para os envolvidos, entregando o triunfo a um concorrente.

Apesar da controvérsia, Hamlin manteve a postura de que tentar a ultrapassagem era a atitude correta, independentemente do vínculo com Wallace. Para o público e para os patrocinadores, argumenta-se que os pilotos devem sempre buscar a vitória, ainda que isso gere atritos internos e prejuízos ao resultado coletivo da montadora.

Com informações de RACER

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

spot_img