HomeFórmula NascarKyle Larson fatura segundo título da Cup Series; Blaney surpreende e vence...

Kyle Larson fatura segundo título da Cup Series; Blaney surpreende e vence em Phoenix

Kyle Larson sagrou-se bicampeão da NASCAR Cup Series neste domingo (2), em Phoenix, mesmo sem liderar uma volta sequer na corrida decisiva. O piloto da Hendrick Motorsports terminou em terceiro, posição suficiente para superar Denny Hamlin, William Byron e Chase Briscoe, seus rivais no grupo dos quatro finalistas.

A prova no Phoenix Raceway ganhou contornos dramáticos na volta 310, quando Byron bateu forte na curva 3. A bandeira amarela levou as equipes aos boxes e o chefe de mecânicos Cliff Daniels optou por trocar apenas os dois pneus direitos do carro nº 5 de Larson. Hamlin, então líder, trocou os quatro pneus e voltou em décimo para a relargada em dupla prorrogação.

Na relargada final, Larson manteve-se à frente do Toyota nº 11, enquanto Ryan Blaney ultrapassou Brad Keselowski por apenas 0s097 para conquistar a vitória – sua quarta na temporada e a 17ª da carreira. Keselowski foi o segundo colocado, seguido por Larson. Joey Logano e Kyle Busch completaram os cinco primeiros; Hamlin terminou em sexto.

Apesar de ter liderado 207 das 312 voltas, Hamlin viu o título escapar pela quinta vez desde a adoção do formato eliminatório. Já Larson entregou a 15ª taça de construtores a Rick Hendrick.

“Não acredito no que aconteceu. Tínhamos um carro mediano e, ainda assim, somos campeões”, declarou Larson, que chegou a perder uma volta por causa de um pneu furado, recuperou-se com o procedimento de wave-around e repetiu a estratégia de dois pneus nas duas últimas paradas.

Hamlin lamentou: “Trouxemos um carro veloz e fiz tudo que planejei, mas faltaram duas voltas”. Byron, que liderou 52 voltas e venceu o primeiro estágio antes de abandonar, pediu desculpas ao companheiro de equipe pela bandeira amarela decisiva: “O acidente prejudicou o Denny. Sinto muito por ele”.

Blaney, campeão de 2023 e fora da disputa deste ano por apenas um ponto, celebrou a vitória: “É bom terminar a temporada em alta. A escolha de dois pneus nos manteve na frente e o carro cresceu nas voltas finais”.

O top-10 foi completado por Josh Berry, Michael McDowell, Ryan Preece, Chase Elliott e Christopher Bell. Briscoe cruzou em 18º após sofrer dois furos de pneu.

Com informações de RACER

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

spot_img