A NASCAR anunciou nesta quarta-feira, 8 de outubro de 2025, que a potência dos motores da Cup Series passará de 670 para 750 cavalos em parte do calendário de 2026. A medida vale para todos os circuitos mistos (de rua e permanentes) e para ovais com menos de 1,5 milha de extensão, totalizando 17 etapas.
Segundo a entidade, a mudança busca atender a feedbacks de torcedores, pilotos, fabricantes e equipes, que pediam corridas com mais oportunidades de ultrapassagem desde a estreia do carro Next Gen em 2022.
Pistas contempladas
Receberão o novo limite de potência:
- Bowman Gray Stadium
- Circuit of The Americas
- Phoenix Raceway
- Darlington Raceway
- Martinsville Speedway
- Bristol Motor Speedway
- Watkins Glen International
- Dover Motor Speedway
- Nashville Superspeedway
- Traçado de rua de San Diego
- Sonoma Raceway
- North Wilkesboro Speedway
- Iowa Speedway
- Richmond Raceway
- New Hampshire Motor Speedway
- World Wide Technology Raceway
- Traçado misto de Charlotte Motor Speedway
John Probst, vice-presidente executivo e diretor de desenvolvimento de competições da NASCAR, explicou que a decisão foi construída a partir de consultas constantes. “Nossos fãs são muito apaixonados e oferecem opiniões diretas; isso é fundamental para nós”, declarou o dirigente.
A organização também lembrou que, paralelamente ao aumento de potência, a Goodyear vem desenvolvendo compostos de pneus mais macios para melhorar o espetáculo em pistas curtas e circuitos mistos.
Com a confirmação desta quarta-feira, equipes e fabricantes já podem iniciar os preparativos para adaptar os motores ao novo limite de 750 hp em 2026.
Com informações de RACER



