HomeFórmula NascarRCR estuda ação judicial após mensagens ofensivas de dirigentes da NASCAR

RCR estuda ação judicial após mensagens ofensivas de dirigentes da NASCAR

A Richard Childress Racing (RCR) informou nesta segunda-feira, 24 de novembro de 2025, que considera tomar medidas judiciais depois de seu proprietário, Richard Childress, ter sido alvo de insultos em trocas de mensagens entre executivos da NASCAR reveladas no processo antitruste que corre na Justiça federal dos Estados Unidos.

Em comunicado oficial, a equipe afirmou estar “profundamente decepcionada” com as “declarações insensíveis e difamatórias” feitas sobre Childress pelo presidente da NASCAR, Steve Phelps, e pelo diretor de mídia e receitas da categoria, Brian Herbst. A RCR acrescentou que tais comentários refletiriam a postura histórica de alguns dirigentes em relação a proprietários de equipes que dedicaram suas vidas ao esporte. Segundo a nota, não haverá novas manifestações públicas enquanto a possibilidade de ação legal é analisada com advogados.

Conteúdo das mensagens

Os textos, tornados públicos na semana passada pelo tribunal da Carolina do Norte, mostram Phelps afirmando em 2023 que Childress deveria “levar uma surra nos fundos” e chamando-o de “caipira estúpido” cujo patrimônio dependeria integralmente da NASCAR. Na mesma conversa com Herbst, o dirigente classificou o dono da RCR de “idiota” por diversas vezes, sugerindo que, caso ele não gostasse do esporte, poderia “vender a franquia e sair”.

Herbst reagiu positivamente às mensagens, dizendo ter ouvido a participação de Childress no programa SiriusXM NASCAR Radio e concordando com as críticas ao classificar as declarações do proprietário como “falas falsas e/ou dissimuladas”.

Contexto do conflito

O diálogo ocorreu após Childress comentar, no rádio, o então futuro contrato de direitos de transmissão da categoria — estimado em US$ 7 bilhões e vigente desde esta temporada — e o carro Next Gen, introduzido em 2022 e alvo de críticas por não gerar a economia prometida às equipes.

As mensagens vieram à tona no processo movido por 23XI Racing e Front Row Motorsports, que acusam a NASCAR de monopólio e contestam o modelo econômico da categoria e o sistema de franquias (charter). As duas equipes foram as únicas que não assinaram o novo acordo de franquias, cujo prazo final se encerrou em setembro de 2024, após mais de dois anos de negociações.

Com informações de RACER

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

spot_img