O especialista em circuitos mistos Shane van Gisbergen confirmou o favoritismo e venceu, neste domingo (5), a Bank of America Roval 400 no circuito misto de Charlotte (2,28 milhas), somando a quinta vitória consecutiva em pistas desse tipo na temporada 2025 da NASCAR Cup Series e a sexta no ano.
Apesar do domínio do neozelandês, o maior suspense da prova foi a definição da última vaga no Round of 8 dos playoffs. Ross Chastain tentou uma manobra desesperada na chicane da reta principal, colidiu com o Toyota de Denny Hamlin e cruzou a linha de chegada de ré, mas perdeu a classificação para Joey Logano por quatro pontos. O atual campeão terminou em 20º e avançou na tabela.
Erros custam caro a Chastain
Chastain já havia comprometido a corrida ao errar a saída dos boxes no fim do primeiro estágio, perdendo 15 posições. Depois, na volta 87 das 109 previstas, excedeu a velocidade no pit lane. Os equívocos abriram espaço para Logano, que sobreviveu a um desempenho discreto e segue na briga pelo quarto título da categoria.
Foram eliminados da disputa Chastain, Tyler Reddick (10º), Bubba Wallace (15º) e Austin Cindric, que precisava vencer, mas ficou em último (37º) após múltiplos problemas. Ryan Blaney e Chase Elliott já estavam garantidos pela vitória nas etapas anteriores em New Hampshire e Kansas. Além deles e de Logano, avançaram Kyle Larson, Christopher Bell, William Byron, Chase Briscoe e Denny Hamlin.
Corrida de estratégia
Van Gisbergen administrou pneus frágeis com duas paradas no último segmento de 59 voltas, contra três de Larson e Bell, e cruzou 15s160 à frente de Larson. A sequência de cinco triunfos em mistos o deixa a uma vitória do recorde de Jeff Gordon (1997-2000).
Larson e Bell pressionaram o carro nº 88 da Trackhouse Racing. Na volta 63, Larson chegou a ultrapassar o líder, mas o neozelandês recuperou a ponta oito voltas depois, em manobra por dentro na curva 7. Nas voltas finais, os dois trocaram toques antes de van Gisbergen reassumir a liderança na chicane de retorno, na volta 98, e não ser mais alcançado.
Top 10 e destaques
Chris Buescher, Michael McDowell, Ryan Preece e Daniel Suárez, todos fora dos playoffs, completaram as sete primeiras posições. Elliott foi oitavo, seguido por AJ Allmendinger e Reddick.
Mesmo adoentado, Briscoe terminou em 14º e avançou com 19 pontos de folga. O piloto chegou a pedir um saco de gelo para colocar no macacão durante a prova.
Próxima etapa
O Round of 8 começa no próximo domingo (12) com a South Point 400, em Las Vegas, às 17h30 (de Brasília), com transmissão da USA Network, PRN e SiriusXM NASCAR Radio.
Com informações de RACER



