HomeFórmula 1Alonso destaca avanços da Fórmula 1, mas aponta perda de agilidade nos...

Alonso destaca avanços da Fórmula 1, mas aponta perda de agilidade nos carros atuais

Fernando Alonso iniciou nesta quinta-feira, 8 de janeiro de 2026, sua 23ª temporada na Fórmula 1 e fez um balanço das mudanças que presenciou desde a estreia em 2001. Em entrevista concedida ao The New York Times no fim do último campeonato, o bicampeão espanhol elogiou os progressos técnicos e de segurança, mas lamentou a perda de dinamismo dos monopostos modernos.

Segurança e eficiência em alta

Para Alonso, a categoria avançou “de forma significativa” em proteção aos pilotos, apresentação do espetáculo e desenvolvimento tecnológico. Ele citou, entre outros pontos, a introdução das unidades de potência que, a partir desta temporada, operam com 50 % de combustão interna e 50 % de energia elétrica. O novo regulamento também determina o uso de combustíveis 100 % sustentáveis.

Segundo o espanhol, os motores atuais consomem cerca de 60 % menos combustível do que há duas décadas, mantendo desempenho igual ou superior ao do início dos anos 2000.

Carros maiores e mais pesados

Apesar do avanço, Alonso observou que a busca por segurança e eficiência resultou em veículos mais longos e pesados, o que, na avaliação dele, comprometeu a agilidade e o prazer ao volante. Para 2026, os carros foram encurtados em 20 cm, estreitados em 10 cm e tiveram redução de 30 kg, mas o piloto da Aston Martin afirma que ainda estão distantes dos modelos que guiou no início da carreira.

Paixão intacta

Fora das pistas da F1, Alonso segue acelerando karts, buggies e carros de rali, mas diz que a categoria continua sendo o auge do automobilismo. “Mesmo com mudanças profundas e desafios técnicos constantes, a Fórmula 1 segue no topo”, resumiu.

Com informações de Autoracing

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

spot_img