HomeFórmula 1Arrivabene diz que Ferrari ainda perde em compósitos e aerodinâmica, mas confia...

Arrivabene diz que Ferrari ainda perde em compósitos e aerodinâmica, mas confia em recuperação

Maurizio Arrivabene, ex-chefe da Scuderia Ferrari na Fórmula 1, afirmou que a equipe italiana segue atrás de concorrentes em áreas-chave de desenvolvimento, embora acredite na capacidade de reagir. A declaração foi feita ao jornal italiano Tuttosport e divulgada nesta quarta-feira, 1.º de outubro de 2025.

Visão de quem já comandou Maranello

Aos 68 anos, Arrivabene comentou que, depois de anos dentro da estrutura de Maranello, conhece “mecanismos e dificuldades técnicas” que explicam parte do desempenho atual.

Comparação entre supercarros e F1

Segundo o dirigente, a complexidade de um monoposto de Fórmula 1 é muito superior à de um supercarro comercial. “Um supercarro tem cerca de 5 000 componentes e quatro anos de desenvolvimento. Um carro de F1 reúne 50 000 peças e precisa ficar pronto em seis meses. Se você erra, carrega o problema quase toda a temporada e corrigi-lo se torna muito difícil”, detalhou.

Elogio a Frederic Vasseur

Arrivabene aproveitou para elogiar o atual chefe da equipe. “Vasseur é uma pessoa séria e competente. Eu tinha a vantagem de falar italiano, captar nuances, ideias e detalhes de cada integrante”, afirmou.

Defasagem técnica fora dos motores

O italiano reconheceu que a Ferrari ainda encontra obstáculos em materiais compósitos e aerodinâmica. “Estamos um pouco atrasados nessas áreas porque continuamos fabricando motores melhores que qualquer outro. Os ingleses da região de Oxford desenvolveram essa tecnologia e estão à frente. Fechar essa lacuna em tradição e expertise exige bastante trabalho”, disse.

Paciência para o futuro

Apesar das dificuldades, Arrivabene demonstrou otimismo. “Estamos chegando lá. É preciso paciência, mas a Ferrari está no caminho certo. Esse avanço pode beneficiar também o país: 30 000 pessoas trabalham na Inglaterra. Portanto, não se trata apenas de vencer corridas, mas de progresso industrial”, concluiu.

Com informações de Autoracing

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

spot_img