A Aston Martin divulgou na quarta-feira, 31 de dezembro de 2025, o primeiro fire-up do propulsor que equipará o carro da equipe na temporada 2026 da Fórmula 1. O vídeo publicado nas redes sociais mostra o novo motor Honda entrando em funcionamento nas instalações do time britânico antes do início do período de recesso de inverno.
A partir do próximo ciclo de regulamentos, a equipe deixa de utilizar unidades de potência Mercedes para adotar motores Honda, movimento apoiado pelo proprietário Lawrence Stroll com o objetivo de colocar o time na disputa pelas primeiras posições.
O projeto do carro que receberá o novo conjunto, batizado de AMR26, conta com a participação de Adrian Newey. O ex-projetista da Red Bull assumirá o comando técnico da Aston Martin em 2026 e terá a responsabilidade de orientar Fernando Alonso e Lance Stroll ao longo do campeonato.
Além das mudanças na área de engenharia, o time avalia a contratação de Gianpiero Lambiase. O engenheiro de corrida de Max Verstappen afastou-se da função ao fim da temporada 2025 por motivos pessoais. A Red Bull afirma que pretende realocá-lo internamente, enquanto a Williams também manifestou interesse em seu trabalho.
Com o motor Honda já acionado e a estrutura técnica em reformulação, a Aston Martin inicia a preparação para a nova era da categoria.
Com informações de F1Mania.net



