A Audi aproveitou a reta final da temporada 2025 da Fórmula 1 para apresentar, em 13 de novembro, a identidade visual que será usada no grid a partir de 2026. O evento ocorreu no Audi Brand Experience Center, em Munique, e marcou a primeira grande ação pública da marca desde a confirmação, em 2022, de que a Sauber seria sua parceira no projeto.
Durante a cerimônia, o protótipo R26 exibiu o esquema de cores que representará a equipe. No mesmo local, modelos históricos, como o Auto Union Type C e clássicos Audi Quattro, foram usados para transportar executivos e convidados, reforçando a ligação da montadora com o esporte a motor.
Presenças de peso
O presidente-executivo Gernot Döllner, o chefe do projeto de F1 Mattia Binotto e o novo diretor de equipe, Jonathan Wheatley, chegaram a bordo de carros icônicos da marca. Os pilotos confirmados Nico Hülkenberg e Gabriel Bortoleto também compareceram, acompanhados de lendas como Tom Kristensen, Hans-Joachim Stuck, Michèle Mouton e Allan McNish.
Investimentos e estrutura
Desde o anúncio da entrada na categoria, há mais de três anos, a Audi instalou um departamento de unidades de potência em Neuburg an der Donau, no sul da Alemanha, e concluiu a aquisição total da Sauber. O projeto recebeu aporte financeiro do Catar e patrocínios de Revolut e Adidas.
Contagem regressiva
No hall do evento, um relógio marcava 115 dias, 9 horas, 15 minutos e 29 segundos até a largada do Grande Prêmio da Austrália de 2026, estreia oficial da equipe na F1. Mais destacado, porém, estava o objetivo de lutar pelo campeonato mundial a partir de 2030.
“É uma meta ambiciosa porque também somos ambiciosos”, declarou Binotto. Döllner explicou que o plano está dividido em três fases: começar como desafiantes, transformar-se em concorrentes e, a partir de 2030, buscar vitórias e títulos.
Herança como inspiração
Ao lembrar conquistas como o primeiro triunfo a diesel em Le Mans com o R10 TDI e a vitória do RS Q e-tron, primeiro veículo com motorização elétrica a vencer o Dakar em 2024, a Audi usou o passado para legitimar o novo projeto. “O que vamos fazer de diferente e único? É isso que nos empolga”, disse Wheatley.
Com centenas de milhões de dólares destinados à modernização da infraestrutura da Sauber, a montadora alemã acredita que assumir uma base já existente acelera o processo de adaptação a um cenário considerado “extremamente desafiador” pelos dirigentes.
Com informações de RACER



