Valtteri Bottas pretende voltar ao cockpit de um carro de Fórmula 1 já em novembro ou dezembro. Mesmo contratado para liderar o projeto da Cadillac a partir de 2026, o finlandês afirmou à agência STT que negocia um teste com o modelo da Ferrari utilizado na temporada 2023.
“Espero que possamos realizar esse treino ainda no fim do ano”, disse o piloto de 36 anos, que acompanhou todo o campeonato de 2025 fora das pistas.
Temporada longe do grid
Bottas não esconde a frustração de assistir às corridas como espectador. “Cada vez que vejo os carros alinhados, penso: ‘Meu Deus’. Ainda assim, passei a valorizar ainda mais a profissão. Ser piloto de F1 é o melhor trabalho do mundo e guardarei isso comigo”, comentou.
Preparação para a estreia da Cadillac
Embora o ingresso oficial da Cadillac na categoria esteja marcado para 2026, o cronograma interno já está definido. O carro será apresentado em janeiro do próximo ano, seguido por cinco dias de testes em Barcelona no fim do mesmo mês. Bottas acredita que esse período será suficiente para iniciar a adaptação ao novo projeto.
Com 10 vitórias, 20 poles e 67 pódios no currículo, o ex-piloto de Mercedes e Alfa Romeo avalia que a construção de uma equipe competitiva levará tempo. “Vai demorar alguns anos, mas ainda tenho muitos quilômetros pela frente e quero ajudar no sucesso do time”, declarou.
Estrutura técnica e clima positivo
O finlandês se mostra confiante no quadro de profissionais reunido pela Cadillac, que inclui Pat Symonds, Nick Chester e Graeme Lowdon, ex-Marussia. Segundo ele, a presença de Lowdon facilita a organização dos processos: “Nós nos damos muito bem e há chance de fazermos tudo da forma correta”.
As negociações contratuais também foram descritas como rápidas. “O lado americano queria que eu fizesse parte do projeto, então tudo aconteceu sem complicações”, relatou.
Parceiro definido
Para a estreia em 2026, Bottas terá Sergio Perez como companheiro de equipe. “Ele é tranquilo, traz experiência em várias escuderias e coloca a equipe em primeiro lugar, exatamente o que a Cadillac precisa”, concluiu.
Com informações de AutoRacing



