Riccardo Corte, engenheiro de desempenho que vinha auxiliando Lewis Hamilton na Ferrari, encerrou sua passagem de 11 temporadas pela equipe de Maranello. O profissional vai trocar a Fórmula 1 pelo campeonato australiano de Supercars, onde assumirá um posto na Grove Racing.
Corte iniciou sua trajetória na Ferrari como coach de Charles Leclerc e, posteriormente, foi promovido a engenheiro de desempenho de Carlos Sainz. Com a confirmação da chegada de Hamilton para 2025, ele manteve a função, ajudando o heptacampeão a se adaptar aos processos internos da escuderia após a saída da Mercedes.
Durante o fim de semana do Grande Prêmio da Bélgica, antes do recesso da categoria, Corte foi deslocado para uma função secundária dentro da equipe — passo que antecedeu sua saída definitiva. Na nova empreitada, o engenheiro será responsável pelo carro do estreante Kai Allen a partir da temporada 2026 do Supercars.
“Estou muito orgulhoso de me juntar à Grove Racing em um momento tão empolgante para o time. O progresso deles nas últimas temporadas é impressionante, e a vitória em Bathurst mostra o que é possível com as pessoas certas e a mentalidade certa. Depois de onze anos na Ferrari, estou animado para levar essa experiência ao Supercars e ajudar a equipe a continuar avançando e aproveitando cada oportunidade na pista”, declarou Corte.
Desde o retorno das férias, Hamilton tem mostrado evolução no ritmo em relação a Charles Leclerc, tanto em classificações quanto em corridas. Ainda assim, o britânico enfrenta questionamentos sobre a sintonia com seu atual engenheiro de corrida, Riccardo Adami. O ex-piloto Robert Doornbos citou as trocas de rádio no GP do México — prova em que Hamilton recebeu dez segundos de penalidade após incidente com Max Verstappen — como sinal de falta de química entre piloto e engenheiro, fator que, segundo ele, limita o potencial de desempenho da dupla na Ferrari.
Com informações de F1Mania.net



