HomeFórmula 1Lawson diz estar “muito surpreso” com acusação de culpa por quase atingir...

Lawson diz estar “muito surpreso” com acusação de culpa por quase atingir fiscais no GP do México

Liam Lawson afirmou nesta quinta-feira (2) que não esperava ser considerado responsável pelo incidente que quase envolveu dois fiscais de pista durante o Grande Prêmio do México de Fórmula 1. A Organização Mexicana Deportiva Automovilística Internacional (OMDAI Sport México), braço local da FIA, atribuiu a ele a culpa pelo episódio, enquanto a federação internacional o isentou após análise de imagens e dados.

O caso ocorreu na curva 1 do Autódromo Hermanos Rodríguez, quando o neozelandês da Racing Bulls retornava à pista depois de uma parada nos boxes. Dois fiscais atravessaram o traçado no momento em que o carro de Lawson se aproximava em alta velocidade, obrigando o piloto a desviar bruscamente para evitar o choque.

“Sim, fiquei muito surpreso”, declarou o piloto antes do início das atividades do GP de São Paulo, em Interlagos. “A posição da FIA foi clara. Eles verificaram tudo que levou os fiscais à pista e também as minhas ações para reduzir a velocidade e evitar o contato, tomando uma linha completamente diferente da usada no fim de semana.”

A OMDAI alegou que Lawson não diminuiu o suficiente nem alterou a trajetória de maneira adequada, mas a FIA concluiu que o neozelandês reagiu corretamente às bandeiras amarelas e não teve responsabilidade no incidente. “Conversei com o pessoal da FIA e agradeço muito. O problema foi a organização mexicana tentando me acusar de algo”, acrescentou.

Apesar do susto, o episódio não interferiu de forma significativa no resultado da prova para o piloto. Lawson ressaltou, porém, que corridas de Fórmula 1 envolvem inúmeras variáveis e que é essencial adotar medidas para evitar situações semelhantes. “Pelo que entendi, houve uma falha de comunicação. Eles foram autorizados a entrar na pista e depois chamados de volta, mas não receberam a mensagem. Naquele momento, só pensava em evitar que se assustassem e mudassem de direção.”

Lawson disse estar aliviado por ninguém ter se ferido e espera que protocolos mais seguros impeçam a repetição de ocorrências do tipo.

Com informações de F1Mania.net

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

spot_img