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Fórmula 1 mantém discussão sobre duas paradas obrigatórias a partir de 2026

Londres, 14 de novembro de 2025 – A Comissão da Fórmula 1 encerrou reunião nesta sexta-feira sem consenso sobre a proposta que prevê duas paradas obrigatórias em cada corrida a partir da temporada 2026.

Estratégias sob análise

Representantes das dez equipes, da Pirelli, o presidente e CEO da F1, Stefano Domenicali, e o diretor de monopostos da FIA, Nikolas Tombazis, avaliaram dados, simulações e relatórios técnicos. O objetivo é conter o crescimento das táticas de uma única parada, mas o comunicado divulgado após o encontro informou que nenhuma alteração foi aprovada por enquanto.

Também foram debatidas mudanças nas especificações dos pneus, limites de desgaste e a possibilidade de uso obrigatório dos três compostos de pista seca em cada prova. Como não houve definição, a introdução de uma regra de duas paradas – exceto no Grande Prêmio de Mônaco – dificilmente ocorrerá antes de 2027.

Aerodinâmica e pintura

A Comissão examinou novas restrições para o programa de Testes Aerodinâmicos (ATR), em busca de alinhar a categoria às ferramentas de simulação atuais e conter custos. Outro ponto foi o limite mínimo de pintura nos carros de 2026: ficou acordado que 55 % da área lateral e superior deverá receber tinta ou adesivos, reduzindo a exposição de fibra de carbono e facilitando a diferenciação visual entre os modelos.

Números dos pilotos

Desde 2014 os competidores escolhem um número permanente entre 2 e 99 (com exceção do 17), enquanto o campeão vigente pode utilizar o 1. A Comissão aprovou a possibilidade de mudança desse número ao longo da carreira, flexibilizando o sistema atual.

Sistema de refrigeração

O dispositivo de resfriamento para pilotos, previsto como obrigatório em 2026, também entrou na pauta. Após uso limitado nos GPs de Singapura e dos Estados Unidos por risco de calor extremo, a FIA analisa ajustes de projeto e um eventual aumento do peso mínimo dos carros para compensar o equipamento.

Todas as propostas dependem de ratificação pelo Conselho Mundial do Esporte a Motor, cuja próxima reunião está marcada para 10 de dezembro.

Com informações de AutoRacing

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