HomeFórmula 1F1 substituirá DRS por “Overtake” e introduzirá modos aerodinâmicos “Straight” e “Corner”...

F1 substituirá DRS por “Overtake” e introduzirá modos aerodinâmicos “Straight” e “Corner” em 2026

Formula 1 e Federação Internacional de Automobilismo (FIA) definiram a nova terminologia que passará a valer a partir da temporada 2026, data em que entra em vigor o próximo pacote de regulamentos técnicos. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 17 de dezembro de 2025.

Novo vocabulário

DRS sai de cena. O dispositivo de asa móvel será substituído pelo comando denominado “Overtake”, que poderá ser acionado por pilotos que estiverem a menos de um segundo do carro à frente, liberando energia adicional para ultrapassagens.

Separadamente, o sistema de recuperação de energia (ERS) oferecerá a função “Boost”, acionável a qualquer momento para liberar potência elétrica sem a condição de proximidade em relação ao adversário.

Aerodinâmica ativa

Os carros de 2026 contarão com aerodinâmica ativa, operando em dois ajustes:

  • Corner Mode – configuração de alta pressão aerodinâmica para curvas.
  • Straight Mode – abertura dos flaps das asas dianteira e traseira para reduzir arrasto e elevar a velocidade em trechos retilíneos predeterminados em cada circuito.

Divisão de potência e metas de perseguição

O novo regulamento prevê que o motor a combustão e a parte elétrica tenham participação quase igual na entrega de potência, aproximando-se da divisão 50:50.

Para diminuir os efeitos do ar sujo, a FIA estabeleceu a meta de conservar 90 % da eficiência aerodinâmica de um carro líder quando o perseguidor estiver a 20 metros, e 80 % quando a distância cair para 10 metros. Estudos realizados entre 2022 e 2025 indicaram médias de 80 % e 65 %, respectivamente.

Avaliação da FIA

O diretor de monopostos da FIA, Nikolas Tombazis, reconheceu que as regras introduzidas em 2022 perderam efetividade com o tempo. Ele apontou o out-wash gerado por bordas de asas dianteiras, tambores das rodas e extremidades do assoalho como principais áreas exploradas pelas equipes, fator que prejudicou a capacidade de perseguição. “Nos primeiros dias de 2022, todos elogiavam a facilidade de seguir o carro da frente; agora está bem mais difícil”, declarou o dirigente, confiante de que as brechas foram fechadas para 2026.

Os termos “Overtake”, “Boost”, “Straight Mode” e “Corner Mode” resultam de testes com grupos de fãs iniciantes, ocasionais e tradicionais, iniciativa voltada a simplificar a linguagem técnica da categoria.

Com informações de RACER

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

spot_img