A Ferrari acredita ter dado um passo importante para reduzir a falta de confiança de Lewis Hamilton nas frenagens do SF-25. A informação surgiu antes do GP do Azerbaijão, etapa marcada para este fim de semana, quando o britânico busca seu primeiro pódio completo desde que trocou a Mercedes pela equipe italiana.
No início da semana, Hamilton admitiu que ainda não vê a escuderia como favorita a vencer em Baku, embora o traçado geralmente favoreça carros com boa velocidade de reta. O heptacampeão tem enfrentado dificuldades de adaptação aos freios da Brembo, usados pela Ferrari, depois de passar toda a carreira trabalhando com componentes da Carbon Industrie na McLaren e na Mercedes.
Engenheiros relatam progresso
O comentarista Karun Chandhok revelou, no programa Paddock Uncut da Sky Sports, que um engenheiro da Brembo relatou “passos positivos” no trabalho com Hamilton. “Trocar do Carbon Industrie para o Brembo mudou completamente a sensação. Eles têm menos mordida e são menos pegajosos”, reproduziu Chandhok.
De acordo com o ex-piloto, a fábrica italiana dedicou boa parte da temporada a reproduzir a resposta que Hamilton costumava sentir, e agora julga ter alcançado avanço significativo nesse quesito.
Metas até o fim do campeonato
Com oito etapas restantes, Hamilton estabeleceu como meta conquistar ao menos um pódio em GPs completos. Deixar 2025 sem visitar o top-3 seria impensável para o piloto mais vitorioso da história da Fórmula 1, especialmente depois da expectativa gerada por sua chegada a Maranello.
A Ferrari, porém, segue atrás da McLaren — futura campeã de construtores — em praticamente todas as corridas de 2025. Mesmo com pódios conquistados em circuitos de rua de alta velocidade, como a Arábia Saudita, e em pistas de baixa pressão aerodinâmica, como Áustria e Bélgica, Charles Leclerc reconhece que a distância para o time de Woking permanece grande e não projeta vitória no Azerbaijão.
Inconsistência preocupa
Para Ralf Schumacher, comentarista da emissora alemã Sky, a maior dificuldade de Hamilton não é velocidade, mas consistência. Nas duas corridas mais recentes, o britânico chegou a igualar o ritmo de volta rápida de Leclerc, mas os resultados variaram. Depois de ficar sem pontos em três das últimas quatro provas, o inglês conseguiu um sexto lugar em Monza, após largar em décimo.
Troca de experiências
Hamilton pretende conversar com Sebastian Vettel nas próximas semanas para saber mais sobre a rotina na Ferrari, algo que ainda não fez desde que assinou com a equipe. O britânico não mantém contato frequente com Fernando Alonso, outro ex-piloto da Scuderia, mas tem relação próxima com Vettel e espera obter conselhos do tetracampeão.
O fim de semana no Azerbaijão representa desafio adicional: Baku é historicamente um dos piores circuitos para Hamilton e um dos melhores para Leclerc, fator que pode ampliar a diferença entre os companheiros de equipe caso a evolução nos freios não se traduza em desempenho constante.
Com informações de Autoracing



