HomeFórmula 1FIA detalha motivo do VSC após abandono de Sainz no GP do...

FIA detalha motivo do VSC após abandono de Sainz no GP do México

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) divulgou nota oficial para esclarecer a ativação do Virtual Safety Car (VSC) nas voltas finais do Grande Prêmio do México de Fórmula 1, disputado no domingo (29).

De acordo com o comunicado, a primeira ação da direção de prova ocorreu por volta da curva 1, quando foi reportada a presença de detritos na pista. Os fiscais chegaram a ser posicionados para a retirada dos pedaços de carro, mas a ordem foi revista após a entrada de Liam Lawson nos boxes. O trecho, então, permaneceu sob double yellow flag (dupla bandeira amarela).

A situação ganhou gravidade na volta 70. Carlos Sainz enfrentou problemas e estacionou seu carro na área de escape da curva 14. O monoposto — descrito pela FIA como posicionado de forma perigosa — começou a soltar fumaça, acionando alerta de possível incêndio e a necessidade de intervenção dos fiscais.

Seguindo o procedimento padrão, toda vez que fiscais entram na pista para remover um carro, a corrida é neutralizada. Por isso, a direção de prova determinou o VSC até que o equipamento de Sainz fosse colocado atrás das barreiras de proteção.

Assim que o monoposto foi considerado seguro, o VSC foi encerrado e a prova retomou em bandeira verde, já na última volta. A FIA informou ainda que segue avaliando todos os detalhes do incidente inicial que envolveu os detritos.

Com informações de F1Mania.net

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

spot_img