A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) detalhou nesta sexta-feira (14) os temas tratados na quarta e última reunião da Comissão da Fórmula 1 em 2025, realizada em Londres. O encontro, comandado pelo diretor de monopostos Nikolas Tombazis e pelo CEO da categoria, Stefano Domenicali, definiu uma série de propostas que serão submetidas ao Conselho Mundial do Esporte a Motor em 10 de dezembro.
Táticas de corrida em debate
Entre as sugestões, a comissão discutiu a possibilidade de tornar obrigatórias duas paradas nos boxes, estabelecer limite de vida útil para os pneus e exigir o uso de três compostos diferentes ao longo das provas. A entidade ressaltou que nenhuma decisão foi tomada e que o tema continuará em análise para a temporada 2026.
Restrição de testes aerodinâmicos
Os atuais parâmetros do programa de Restrição de Testes Aerodinâmicos (ATR) também passaram por avaliação. De acordo com a FIA, ajustes estão em desenvolvimento para adequar o regulamento às tecnologias modernas de simulação e processamento de dados, sem perder de vista o controle de custos.
Identidade visual dos carros
As equipes concordaram que no mínimo 55% da superfície visível dos carros, vistas de lado e de cima, deverá receber pintura ou adesivos, reduzindo a quantidade de fibra de carbono exposta. A medida busca facilitar a diferenciação entre os competidores, tarefa que se tornou mais difícil com a crescente busca por economia de peso.
Números dos pilotos e sistema de resfriamento
A comissão aprovou a possibilidade de pilotos apresentarem propostas para alterar seus números durante a carreira na Fórmula 1. Além disso, foi discutido o Driver Cooling System (DCS), equipamento obrigatório em condições extremas de calor. Estão previstos um redesenho do sistema e das vestimentas de refrigeração, bem como aumento no peso permitido para acomodar o dispositivo a partir de 2026. Um novo ciclo de feedback será conduzido em parceria com a Associação dos Pilotos (GPDA).
As propostas agora seguem para avaliação do Conselho Mundial do Esporte a Motor, que dará a palavra final sobre a inclusão das mudanças nos regulamentos Técnico, Esportivo, Financeiro e Operacional da Fórmula 1.
Com informações de F1Mania



