HomeFórmula 1FIA convoca reunião após rumores de vantagem de Mercedes e Red Bull...

FIA convoca reunião após rumores de vantagem de Mercedes e Red Bull nos novos motores da F1

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) agendou para 22 de janeiro uma reunião técnica destinada a esclarecer possíveis interpretações divergentes sobre as regras das unidades de potência que entrarão em vigor na Fórmula 1 a partir de 2026.

O encontro ocorre em meio a especulações de que Mercedes e Red Bull teriam desenvolvido, de forma independente, um recurso capaz de elevar a taxa de compressão dos novos motores para 18:1 — valor permitido até 2025, mas limitado a 16:1 pelo regulamento que estreia em 2026. Segundo especialistas, o aumento poderia gerar cerca de 15 cv extras.

Ferrari, Audi e Honda demonstraram preocupação com a possível vantagem, o que motivou o pedido de esclarecimentos. As regras para 2026 representam a primeira grande revisão de motores desde 2014 e incluem mudanças simultâneas no chassi, com o objetivo de equilibrar a competição e facilitar a entrada de novos fabricantes.

Questionada pelo portal RacingNews365, a FIA declarou que “discussões sobre a iteração de 2026, abrangendo unidade de potência e chassi, estão em andamento” e reforçou que o encontro de 22 de janeiro reunirá especialistas técnicos “para garantir que os regulamentos sejam compreendidos e aplicados da mesma maneira por todos os participantes”.

Com informações de F1Mania.net

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

spot_img