HomeFórmula 1Futuro de Yuki Tsunoda na Fórmula 1 segue indefinido após mudança da...

Futuro de Yuki Tsunoda na Fórmula 1 segue indefinido após mudança da Honda para a Aston Martin

O destino de Yuki Tsunoda na Fórmula 1 permanece aberto. A virada estratégica da Honda – que deixará a Red Bull em 2026 para fornecer unidades de potência à Aston Martin – e a futura parceria Red Bull Powertrains-Ford criam incertezas sobre o lugar do piloto japonês no grid.

Inscrito no Honda Formula Dream Project desde 2016, Tsunoda conquistou o título da F4 Japonesa em 2018, subiu para as categorias europeias e estreou na F1 em 2021, então pela AlphaTauri (atual Racing Bulls). Em abril de 2025, foi chamado para a Red Bull Racing para substituir Liam Lawson, mas seu rendimento abaixo do esperado rendeu o posto de reserve driver para 2026.

O presidente da Honda Racing Corporation, Koji Watanabe, afirmou à revista Autosport que Tsunoda – assim como o ex-júnior da Red Bull, Ayumu Iwasa – “continua sendo piloto Honda”. Segundo ele, as conversas contratuais estão em andamento, porém a decisão final depende de como a Red Bull e, principalmente, a Ford encararão o futuro do japonês. “A negociação não é diretamente com Tsunoda, mas com a Red Bull”, explicou.

Watanabe descartou replicar com a Aston Martin o mesmo modelo de integração de jovens talentos adotado com a Red Bull, pois a equipe britânica possui seu próprio programa de formação. Ainda assim, a Honda seguirá apoiando novos nomes, como Taito Kato, campeão da F4 Francesa em 2024, e pretende encaminhar outros pilotos para F3 e F2 nos próximos anos.

Por ora, o cenário de Tsunoda dependerá do desfecho das tratativas entre Honda, Red Bull e Ford, que devem prosseguir nos próximos meses.

Com informações de F1Mania.net

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

spot_img