Um levantamento do site Bolavip.com, divulgado neste sábado (20), apontou o brasileiro Gabriel Bortoleto como o quarto piloto da Fórmula 1 que menos recebe insultos no X (antigo Twitter). A análise considerou aproximadamente 96 mil comentários publicados sobre os competidores ao longo da temporada 2025.
Segundo o estudo, apenas 3,4% das menções a Bortoleto contêm xingamentos. O percentual é inferior apenas ao registrado por Pierre Gasly (Alpine, 2,8%), Fernando Alonso (Aston Martin, 2,6%) e Franco Colapinto (Alpine, 0,8%).
Mais xingados e perfil dos comentários
No outro extremo da lista, Lance Stroll (Aston Martin) lidera o índice de críticas, com 11,1% de comentários insultuosos. Lando Norris (McLaren) aparece com 8,6%, enquanto Liam Lawson (Red Bull e, depois, Racing Bulls) soma 7,6%.
Entre todos os pilotos avaliados, a maioria das interações tem tom neutro. No caso de Bortoleto, cerca de 60% dos comentários não expressam sentimento positivo nem negativo, enquanto 20% são elogiosos e os demais 20% são críticos.
Jack Doohan, que iniciou o campeonato na Alpine e foi substituído por Franco Colapinto, apresentou o maior índice de comentários negativos: 32%. Já o estreante Isack Hadjar (Racing Bulls) lidera em menções positivas, com 38%.
Próxima prova
Bortoleto volta à pista neste domingo (21) para o Grande Prêmio do Azerbaijão. O brasileiro chega à etapa após terminar em oitavo lugar na Itália, resultado que o ajudou a marcar pontos em cinco das últimas seis corridas. Hoje ele ocupa a 16ª posição no campeonato, com 18 pontos.
Com informações de Autoracing



