HomeFórmula 1Grosjean volta a pilotar um F1 pela primeira vez desde o acidente...

Grosjean volta a pilotar um F1 pela primeira vez desde o acidente no Bahrein

Romain Grosjean retornará ao cockpit de um carro de Fórmula 1 nesta sexta-feira (26) no circuito de Mugello, na Itália, em seu primeiro contato com um F1 desde o grave acidente no Grande Prêmio do Bahrein de 2020.

O franco-suiço participará de um teste do programa Testing of Previous Cars (TPC) da Haas, conduzindo o VF-23, modelo utilizado pela equipe na temporada 2023. Mugello recebeu apenas uma etapa da categoria, o GP da Toscana de 2020, na qual Grosjean terminou em 12º lugar pela própria Haas.

“Estou muito agradecido a Gene Haas e a Ayao Komatsu pelo convite. Mal posso acreditar que se passaram quase cinco anos. Voltar a guiar um F1 com meu antigo time é algo especial”, declarou o piloto. Ele aproveitará o dia para usar o capacete desenhado por seus filhos para a prova de Abu Dhabi, corrida que não pôde disputar em 2020.

Equipe antiga reunida

Grande parte do departamento histórico da Haas, responsável pelo TPC, trabalhou com Grosjean entre 2016 e 2020. O engenheiro Dominic Haines, seu ex-engenheiro de corrida, comandará a operação em Mugello. Ian Staniforth, antigo chefe de mecânicos do francês, também acompanhará o teste. Já Ayao Komatsu, atual chefe de equipe e engenheiro de pista de Grosjean nos tempos de Lotus, destacou a importância do reencontro:

“É um orgulho recebê-lo novamente em um dos nossos carros. Falávamos há tempos sobre essa oportunidade e finalmente vai acontecer”, afirmou Komatsu.

Planos adiados e carreira nos EUA

Grosjean chegou a agendar um teste com o Mercedes W10 em 2021, durante o GP da França, mas a sessão foi cancelada. Desde que deixou a Fórmula 1, ele disputou 64 corridas na IndyCar por Dale Coyne Racing, Andretti Global e Juncos Hollinger Racing, conquistando seis pódios, além de integrar o grupo de pilotos oficiais da Lamborghini no IMSA SportsCar, com nove participações nas classes GTD Pro e GTP desde 2023.

Estreia de Hinchcliffe

O canadense James Hinchcliffe, vencedor de seis provas na IndyCar e pole position das 500 Milhas de Indianápolis de 2016, também guiará o VF-23 em Mugello. A participação será exibida em um conteúdo especial da F1 TV durante o fim de semana do Grande Prêmio dos Estados Unidos.

O teste desta sexta-feira marca a volta de Grosjean a um carro de Fórmula 1 e reúne figuras-chave de seu período na categoria, fechando um ciclo iniciado com o acidente no Bahrein.

Com informações de RACER

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

spot_img