Helmut Marko, consultor da Red Bull Racing, afirmou que a equipe só deve voltar a vencer corridas na parte final da temporada 2026, primeiro ano do novo regulamento técnico da Fórmula 1.
Em entrevista ao jornal austríaco Österreich, o dirigente reconheceu que o motor desenvolvido internamente pela Red Bull Powertrains em parceria com a Ford dificilmente será competitivo logo nas primeiras provas. “É improvável que apareçamos com nosso próprio motor e sejamos os mais rápidos de imediato”, declarou.
O regulamento que estreia em 2026 prevê carros mais leves, aerodinâmica ativa, maior uso do sistema híbrido, combustível sustentável e chassi totalmente redesenhado. Em Las Vegas, o engenheiro-chefe Paul Monaghan ressaltou a magnitude da mudança: “Provavelmente a única peça do chassi que permanece é o volante. Carro novo, motor novo, regras novas; 2026 é começar tudo do zero”.
Segundo Marko, a Red Bull não trata o título do primeiro ano como obrigação. O objetivo é mostrar evolução ao longo da temporada e evitar um cenário de grande desvantagem, como ocorreu no passado com o motor Renault. Ele lembrou ainda que o regulamento da FIA permite ajustes após seis meses de competição.
“Enquanto vermos progresso com o novo carro, estaremos satisfeitos. Vencer é o objetivo final. Queremos voltar a ganhar corridas no fim do próximo ano”, concluiu o austríaco.
Com informações de F1Mania



