O norte-americano Jak Crawford foi confirmado como terceiro piloto da Aston Martin para 2026 e atuará como reserva da equipe em todas as etapas da próxima temporada da Fórmula 1.
Atualmente vice-líder do campeonato da Fórmula 2, antes das rodadas finais no Catar e em Abu Dhabi, o piloto de 20 anos estreou em um treino livre de F1 com a Aston Martin no GP da Cidade do México. Crawford integrou o programa de desenvolvimento de pilotos da escuderia em 2024, acumulando quilometragem em carros de temporadas anteriores.
“É ótimo ver Jak avançar para a posição de terceiro piloto em 2026”, afirmou o chefe de equipe Andy Cowell. “Nos últimos dois anos, ele demonstrou valor como membro do nosso grupo de pilotos, impressionou no simulador e entregou desempenhos fortes na Fórmula 2.”
Crawford já trabalha no simulador com o projeto do carro de 2026. “Estou extremamente orgulhoso por ser confirmado como terceiro piloto”, disse o norte-americano. “Aprendi muito no ambiente da F1, tanto na fábrica quanto nas pistas, e farei de tudo para ajudar a equipe enquanto continuo a evoluir.”
A Aston Martin ainda não divulgou quem participará do segundo treino livre obrigatório para novatos em Abu Dhabi, abrindo a possibilidade de mais uma sessão para Crawford em 2025. Embora não haja um piloto dos Estados Unidos no grid titular em 2026, o cargo de reserva manterá o texano próximo à categoria. No mesmo calendário, Colton Herta será piloto de testes da Cadillac enquanto compete na Fórmula 2.
“Foi uma decisão fácil permanecer em Silverstone, com a equipe que mais me conhece”, completou Crawford. “Tive outras opções profissionais, mas este é o lugar certo para minha transição do automobilismo júnior para uma carreira plenamente profissional. Meu objetivo de ser titular na Fórmula 1 continua.”
Com informações de RACER



