Mike Krack, diretor de operações de pista da Aston Martin, rebateu nesta terça-feira (21) as declarações de Fernando Alonso, que classificou o AMR25 como o penúltimo carro mais veloz do grid após o Grande Prêmio dos Estados Unidos, em Austin. O luxemburguês afirmou que o momento da equipe “não é tão dramático” e defendeu que os resultados precisam ser analisados de forma mais ampla.
Alonso vê equipe em “terra de ninguém”
Na corrida texana, Alonso cruzou a linha de chegada em décimo lugar e somou apenas um ponto. Pouco depois, disse que a Aston Martin ocupa uma posição isolada, distante dos quatro primeiros colocados e também do pelotão intermediário. O bicampeão listou Haas, Sauber e Racing Bulls como adversários que mostraram melhor ritmo em Austin, enquanto apenas a Alpine teria ficado para trás.
“Quando largamos em décimo, imaginamos que oitavo ou nono seja possível. Dois carros rápidos abandonaram e, ainda assim, terminamos em décimo. Não foi uma boa prova”, declarou o espanhol. Ele acrescentou que, diante de um fim de semana difícil, “um ponto é melhor que nada” e que o objetivo agora é chegar a Abu Dhabi com chances de ampliar a contagem.
Olho em 2026 e dúvidas sobre o futuro
Alonso admitiu já pensar na temporada de 2026, quando a equipe iniciará parceria com a Honda e passará a produzir seu próprio câmbio – algo que não acontece há 17 anos. Segundo o piloto, o início do novo regulamento será “mais agitado” para a Aston Martin do que para as rivais, devido às mudanças estruturais previstas.
Krack prega calma e elogia esforço
Em resposta, Krack defendeu a necessidade de valorizar os pontos positivos. “Às vezes somos duros demais conosco. Também precisamos comemorar quando pontuamos”, afirmou. O dirigente lembrou que diferenças de compostos de pneus e estratégias podem distorcer comparações imediatas entre as equipes.
Ele ressaltou que o campeonato de 24 etapas exige constância emocional: “Se nos cobrarmos como se só a vitória servisse, cada corrida parecerá interminável. É preciso respirar fundo, reconhecer o trabalho feito e voltar no dia seguinte em busca de melhorias”.
Mesmo com o foco de longo prazo voltado para o projeto de 2026 liderado por Adrian Newey, Krack garantiu que o desenvolvimento do carro atual segue ativo.
Com informações de Autoracing



