Charles Leclerc acredita que a hierarquia da Fórmula 1 ficará clara até a sexta ou sétima etapa da temporada 2026, primeira sob o novo regulamento técnico. A declaração foi feita neste sábado, 20 de dezembro de 2025.
Novo pacote de regras entra em vigor
A categoria adotará mudanças profundas em chassi e unidades de potência, obrigando as 11 equipes a estrearem carros totalmente redesenhados. O primeiro contato com as pistas está marcado para um teste privado no Circuito de Barcelona-Catalunha, no fim de janeiro, seguido por dois ensaios oficiais no Bahrein, em fevereiro.
A competição começa oficialmente no início de março, com o Grande Prêmio da Austrália. Leclerc avalia que as comparações reais entre os projetos não irão demorar a aparecer e, segundo ele, já nas corridas de Miami e Canadá — sexta e sétima do calendário — o panorama competitivo deve estar consolidado.
Ferrari encara incertezas
Questionado sobre o potencial da Ferrari, o monegasco manteve cautela. A equipe de Maranello atravessou 2025 sem vitórias, algo que não ocorria desde o início da atual era do efeito solo. “Eu não faço ideia. Na verdade, ninguém faz. Existem muitas incógnitas”, afirmou o piloto, preferindo aguardar as primeiras provas antes de traçar expectativas.
Desempenho inicial pode orientar todo o ciclo
Embora reconheça que a hierarquia possa mudar dentro de um mesmo conjunto de regras — como já aconteceu quando Red Bull e, depois, McLaren assumiram o protagonismo entre 2023 e 2024 —, Leclerc sustenta que o começo do próximo ciclo será decisivo para determinar quem dominará até 2030. “Talvez não nas três ou quatro primeiras corridas, mas até a sétima teremos uma boa ideia das equipes que vão liderar pelos quatro anos seguintes”, concluiu.
Com informações de Autoracing



