São Paulo, 25 de setembro de 2025 – A McLaren ainda não definiu qual dos seus dois pilotos receberá prioridade na corrida pelo título mundial de 2025. Mesmo com Oscar Piastri 25 pontos à frente de Lando Norris, a equipe considera a vantagem pequena para estabelecer ordens claras na reta final do campeonato.
Situação no campeonato
Piastri perdeu terreno após erros no Grande Prêmio do Azerbaijão, permitindo que a diferença para Norris caísse. O britânico, porém, ficou apenas em sétimo depois de sofrer com um acidente do companheiro na classificação e enfrentar dificuldades na corrida.
A McLaren lidera confortavelmente o Mundial de Construtores, mas a ameaça de Max Verstappen cresceu. O piloto da Red Bull emendou duas vitórias consecutivas pela primeira vez na temporada e está 69 pontos atrás de Piastri, impulsionado por um novo assoalho introduzido em Monza.
Por que não priorizar Piastri?
Em debate no podcast The Race F1, os jornalistas Ben Anderson e Edd Straw afirmaram que o chefe Andrea Stella prefere manter a igualdade interna enquanto houver mais de 200 pontos em disputa – sete GPs e três corridas sprint ainda restam.
“A diferença não é suficiente”, disse Straw. “Se Norris sofrer outro abandono e Piastri abrir 50 pontos, a estratégia pode mudar.” Anderson completou: “Caso Norris volte à briga, a McLaren pode adotar o modelo da Ferrari e escolher apenas um piloto para focar.”
Problemas nos boxes e pressão adicional
No Azerbaijão, Norris tinha chance de ampliar a margem da McLaren sobre a Ferrari no campeonato de equipes, mas enfrentou dificuldade ao tentar ultrapassar Yuki Tsunoda e Liam Lawson, que protegiam Verstappen. Além disso, um pit stop lento – o quarto da temporada – frustrou qualquer tentativa de avanço.
Andrea Stella admitiu o erro nos boxes, comentário considerado “estranho” por Guenther Steiner. Foi a segunda corrida seguida em que uma parada demorada custou pontos importantes ao britânico.
Agora, Norris precisa provar que ainda pode disputar o título. Caso contrário, o crescimento de Verstappen pode forçar a McLaren a mudar a hierarquia e concentrar recursos em Piastri.
Com informações de Autoracing



