HomeFórmula 1Norris lidera único treino no GP dos EUA; Verstappen enfrenta dificuldades

Norris lidera único treino no GP dos EUA; Verstappen enfrenta dificuldades

Lando Norris foi o mais rápido na única sessão de treinos livres para o Grande Prêmio dos Estados Unidos de Fórmula 1, realizada nesta sexta-feira (17). O piloto da McLaren cravou 1min33s294 em um Circuito das Américas que chegou a 111 °F na pista (cerca de 44 °C) e 86 °F (30 °C) de temperatura ambiente.

Norris marcou o tempo já nos instantes finais, em uma pista que evoluía rapidamente. Mesmo saindo da pista na curva 19 antes da bandeirada, o britânico assegurou a liderança.

Top 10

O alemão Nico Hülkenberg, da Sauber, foi o segundo colocado, apenas 0s255 atrás, também anotando sua volta quando o cronômetro zerava. Oscar Piastri precisou de duas tentativas com pneus macios para ficar em terceiro, 0s279 atrás do companheiro de McLaren.

Fernando Alonso ditou o ritmo no início com pneus duros e terminou em quarto, 0s345 distante. Max Verstappen fechou o top 5 a 0s354, reclamando via rádio que o carro estava “batendo no assoalho” e com acerto agressivo demais, principalmente no setor intermediário.

Alexander Albon (Williams) foi o sexto, 0s626 atrás. A dupla da Mercedes veio na sequência, ambos com pneus médios: George Russell em sétimo (+0s637) e Lewis Hamilton em oitavo (+0s671). O composto médio é obrigatório nas duas primeiras fases da classificação para a Sprint, marcada para a tarde desta sexta, e deve ser o preferido na corrida curta.

Isack Hadjar (Racing Bulls) colocou outro carro com pneus médios entre os dez primeiros, em nono (+0s861), apesar de relatar problema de unidade de potência. Oliver Bearman garantiu a décima posição pela Haas, 1s074 atrás.

Demais destaques

Esteban Ocon ficou em 11º, apenas 0s035 atrás do companheiro Bearman, após um incidente incomum de acelerador travado que o mandou para a brita na curva 1. Gabriel Bortoleto colocou a Sauber em 12º, seguido por Yuki Tsunoda (Red Bull), 1s2 atrás do líder e 0s883 do colega Verstappen.

Lance Stroll causou uma bandeira vermelha de cinco minutos ao perder parte da carenagem na curva 19 e terminou em 14º. Liam Lawson (Racing Bulls), Franco Colapinto, Pierre Gasly e Kimi Antonelli vieram na sequência, todos sem voltas limpas com pneus médios.

A Ferrari teve problemas: Carlos Sainz foi 19º sem tempo representativo após falha de câmbio com 30 minutos de sessão, ainda com pneus duros. Charles Leclerc ficou em último ao também sofrer possível pane de câmbio durante sua simulação de classificação com pneus médios; o monegasco relatou cheiro de óleo antes de retornar aos boxes.

A classificação para a Sprint acontece ainda hoje, definindo o grid da corrida curta de sábado.

Com informações de RACER

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

spot_img