Lando Norris colocou a McLaren na primeira posição do grid para a corrida Sprint do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1. O britânico registrou 1min09s243 em sua única tentativa com pneus macios na fase decisiva da classificação (SQ3) e assegurou a pole por 0s097 sobre Kimi Antonelli, da Mercedes.
Norris tornou-se o quinto piloto diferente a conquistar a pole de Sprint na temporada. “Foi mais difícil do que eu gostaria; vários carros estavam rápidos. Cumprimos a meta de ser os mais velozes hoje”, disse o líder da sessão.
Antonelli ameaçou o tempo de Norris na segunda volta rápida, mas uma escapada na saída da Junção impediu a melhora, garantindo ao italiano um lugar na primeira fila.
Oscar Piastri, um ponto atrás do companheiro de equipe na classificação do campeonato, errou a freada da Curva 1 em sua volta inicial e ficou 0s185 atrás de Norris, ocupando a terceira posição no grid. O australiano parte logo à frente de George Russell, quarto colocado depois de não repetir o bom ritmo da primeira tentativa.
Fernando Alonso largará em quinto, enquanto Max Verstappen, que apontou problemas de dirigibilidade em seu Red Bull, fechou a sessão em sexto. Lance Stroll parte em sétimo, seguido por Charles Leclerc, Isack Hadjar e Nico Hülkenberg, que completam o top-10.
Contratempos para Hamilton e outros pilotos
Lewis Hamilton ficou em 11º após perder a linha de chegada no fim do SQ2, preso no tráfego e sob bandeiras amarelas causadas pelo rodar do companheiro Leclerc. O britânico ainda será investigado por possível infração de bandeira amarela.
Alex Albon encerrou a classificação à frente de Pierre Gasly, que perdeu a chance de avançar por causa das bandeiras amarelas provocadas pelo erro de Leclerc. O brasileiro Gabriel Bortoleto saiu em 14º diante da torcida, com Oliver Bearman logo atrás.
Franco Colapinto parte em 16º, seguido por Liam Lawson. Yuki Tsunoda, que já havia perdido tempo de pista por um acidente no treino livre, ficou em 18º. Esteban Ocon largará em 19º, e Carlos Sainz, que travou pneus na Curva 1, fecha o grid.
Com informações de RACER



