Milão (Itália) – A Pirelli confirmou quais serão os pneus disponíveis para a temporada 2026 da Fórmula 1. A fornecedora italiana manteve cinco opções para pista seca – do C1 (mais duro) ao C5 (mais macio) – e deixou de fora o C6, que vinha sendo usado de maneira pontual em 2024 e 2025.
O anúncio foi feito após a última bateria de testes com carros-mula realizada no Autódromo Hermanos Rodríguez, na Cidade do México. Com o aval da FIA, a homologação oficial está marcada para 15 de dezembro, conforme determina o regulamento técnico.
Construção concluída em setembro
A estrutura dos novos pneus foi finalizada em 1.º de setembro. O desenvolvimento levou em conta o equilíbrio aerodinâmico previsto para os carros com aerodinâmica ativa que estreiam em 2026. Por causa das mudanças no chassi e da adoção de pneus de 18 polegadas mais estreitos, não foi possível testar os compostos em protótipos completos da futura geração; as avaliações ocorreram com veículos adaptados para simular as cargas e velocidades estimadas para o fim da temporada 2026.
Por que o C6 ficou de fora
Durante as sessões de desenvolvimento, a Pirelli constatou que o C6 não oferecia ganho de performance suficiente em relação ao C5. O delta de tempo reduzido entre os dois compostos eliminava o valor estratégico do extra-macio, levando à sua exclusão da gama oficial para 2026.
Teste coletivo em Abu Dhabi
O último passo antes da homologação será o teste conjunto de um dia em 9 de dezembro, em Yas Marina, Abu Dhabi. As equipes receberão jogos de C2 a C5 e pneus intermediários; o C1 e os compostos para chuva extrema, apesar de aprovados, não serão usados nessa atividade.
A programação será dividida em dois grupos. Os pilotos titulares conduzirão carros-mula calçados com os novos pneus de 2026, enquanto os jovens pilotos terão sessões separadas usando os carros atuais de 2025 com a especificação vigente de pneus. O objetivo é finalizar a validação da gama a tempo dos testes de pré-temporada, que marcarão a primeira aparição oficial dos carros de 2026 na pista.
Com informações de F1Mania.net



