São Paulo, 28 de outubro de 2025 – A Fórmula 1 utiliza um sistema de pontuação que premia os dez primeiros colocados de cada Grande Prêmio e influencia diretamente as estratégias de equipes e pilotos ao longo da temporada.
Distribuição de pontos na corrida principal
Desde 2010, a categoria adota o seguinte critério para a prova principal:
- 1º lugar – 25 pontos
- 2º lugar – 18 pontos
- 3º lugar – 15 pontos
- 4º lugar – 12 pontos
- 5º lugar – 10 pontos
- 6º lugar – 8 pontos
- 7º lugar – 6 pontos
- 8º lugar – 4 pontos
- 9º lugar – 2 pontos
- 10º lugar – 1 ponto
Pilotos x Construtores
Os mesmos valores contam para as duas disputas do campeonato. No Mundial de Construtores, somam-se os resultados dos dois pilotos de cada equipe, o que permite que uma escuderia vença sem ter o campeão individual.
Ponto extra pela volta mais rápida
Introduzido em 2019, o bônus de um ponto é concedido ao piloto que registra a volta mais rápida, desde que termine a prova entre os dez primeiros. A possibilidade costuma alterar escolhas de pneus e horários de pit stop nas voltas finais.
Pontuação nas corridas Sprint
Em fins de semana selecionados, a F1 realiza a Sprint, prova curta que distribui pontos adicionais:
- 1º lugar – 8 pontos
- 2º lugar – 7 pontos
- 3º lugar – 6 pontos
- 4º lugar – 5 pontos
- 5º lugar – 4 pontos
- 6º lugar – 3 pontos
- 7º lugar – 2 pontos
- 8º lugar – 1 ponto
Impacto nas decisões de corrida
Cada ponto pode definir o título. Lewis Hamilton superou Felipe Massa por apenas um ponto em 2008, decidido na última curva em Interlagos, enquanto Max Verstappen garantiu o campeonato de 2021 ao ultrapassar Hamilton na volta final em Abu Dhabi.
Evolução histórica
No início da categoria, somente os cinco primeiros pontuavam (8-6-4-3-2) e havia ponto extra para a volta mais rápida. Nos anos 2000, a zona de pontuação foi ampliada aos oito melhores. A mudança para o formato 25-18-15, vigente desde 2010, aumentou o peso da vitória.
Com informações de Autoracing



