HomeFórmula 1Racing Bulls projeta acerto complexo para enfrentar as ruas de Baku

Racing Bulls projeta acerto complexo para enfrentar as ruas de Baku

A Racing Bulls desembarca no Azerbaijão animada pelos resultados obtidos no encerramento da temporada europeia da Fórmula 1, mas ciente de que o circuito urbano de Baku exigirá uma abordagem técnica distinta.

Isack Hadjar, que nunca competiu na capital azeri com um carro de F1, destacou o bom momento vivido pela equipe, mas admitiu que o traçado representa um ponto de interrogação:

“As duas últimas provas superaram nossas expectativas e chegamos em boa fase para começar a série fora da Europa. Baku, porém, é muito diferente de tudo que vimos até agora; preciso zerar a cabeça e me preparar para um circuito inédito para mim”, explicou o francês.

Liam Lawson também fará sua estreia em Baku na categoria principal, embora já tenha experiência no local pela Fórmula 2. O neozelandês lembrou as características peculiares do traçado:

“São muitas curvas de 90 graus, com o carro encostado nos muros o tempo todo. Tive uma boa impressão quando corri aqui na F2. Apesar de um fim de semana difícil em Monza, nosso carro está rápido e estou ansioso para correr aqui na F1.”

O diretor técnico Tim Goss ressaltou que o equilíbrio aerodinâmico será decisivo:

“Baku combina uma reta extremamente longa com um trecho de rua que demanda downforce e aderência. Encontrar o compromisso ideal nunca é simples, ainda mais com curvas lentas de 90 graus e o trecho estreito do castelo entre as curvas 8 e 12. Além disso, chegamos à freada da curva 1 com os freios frios após a longa reta.”

Goss chamou atenção ainda para a gestão dos pneus. A Pirelli levará os compostos mais macios – C6, C5 e C4 – incentivando estratégias de duas paradas. Segundo o engenheiro, existe risco de granulação e, com pneus um grau mais macios do que em 2023, o ajuste do carro e o estilo de pilotagem serão cruciais para maximizar a estratégia.

Com esses pontos na mesa, a Racing Bulls trabalha para alinhar velocidade de reta e aderência nos trechos travados, mirando manter o embalo das últimas etapas mesmo em um cenário totalmente novo para seus pilotos.

Com informações de F1Mania.net

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

spot_img