Ralf Schumacher considera arriscada a estratégia da Ferrari para a temporada 2026 da Fórmula 1. Em participação no podcast Backstage Boxengasse, o ex-piloto afirmou que a escuderia de Maranello estaria trabalhando em conceitos distintos de carro para atender separadamente Lewis Hamilton e Charles Leclerc, algo que, segundo ele, pode comprometer todo o projeto.
“Lendo nas entrelinhas, o desastre já parece estar no horizonte”, disse Schumacher. “Eles parecem estar desenvolvendo dois carros diferentes. Posso imaginar que isso ocorre porque Leclerc e Hamilton têm opiniões completamente diferentes sobre o que desejam. Se for assim, é um desastre desde o início.” O alemão acrescentou que não considera viável desenvolver dois carros ao mesmo tempo.
No ano passado, a Ferrari encerrou precocemente o desenvolvimento do SF-25 para concentrar recursos no regulamento que entra em vigor em 2026. A decisão resultou em perda de desempenho ao longo do campeonato, e a equipe terminou o Mundial de Construtores na quarta posição, atrás de Mercedes e Red Bull.
Apesar das críticas, o chefe de equipe Frédéric Vasseur defendeu o cronograma adotado. De acordo com o francês, os primeiros testes serão feitos com um modelo básico, chamado de Especificação A, priorizando confiabilidade e quilometragem antes da busca por desempenho. “O mais importante é acumular quilometragem, não desempenho”, afirmou Vasseur, destacando que essa deve ser a postura inicial de várias equipes do grid.
A Ferrari marcará a apresentação oficial de seu carro para 2026 em 23 de janeiro, em Maranello. O projeto tem como objetivo colocar Hamilton na disputa pelo oitavo título mundial e oferecer a Leclerc a chance de conquistar sua primeira taça.
Com informações de F1Mania.net



