HomeFórmula 1Verstappen domina e GP de Las Vegas 2025 rende marcas históricas na...

Verstappen domina e GP de Las Vegas 2025 rende marcas históricas na Fórmula 1

O Grande Prêmio de Las Vegas, disputado no último fim de semana, entrou para a história da Fórmula 1 ao estabelecer uma série de números expressivos, com destaque para mais um triunfo de Max Verstappen.

Domínio de Verstappen e Red Bull

O holandês cruzou a linha de chegada 20,741 segundos à frente do segundo colocado, registrando a maior margem já vista na corrida realizada na Strip. A vitória foi a oitava do piloto nos Estados Unidos (quatro em Austin, duas em Miami e duas em Las Vegas) e lhe garantiu o 125º pódio em 231 largadas.

O fim de semana marcou também a 150ª prova da parceria Red Bull-Honda na atual era de unidades de potência. Com oito pódios consecutivos, Verstappen vive a terceira maior sequência regular de sua carreira. Ele ainda encerrou uma série de sete GPs vencidos por pilotos que largaram na pole.

Efeito da desclassificação na McLaren

Lando Norris perdeu o resultado após inspeção que identificou irregularidade no assoalho. Sem a punição, teria alcançado o 18º pódio em 22 corridas e recolocado a McLaren no pódio em Las Vegas pela primeira vez desde 1982, com John Watson. Mesmo desclassificado, Norris mantém a liderança do campeonato com 24 pontos de vantagem. A estatística curiosa segue: ele foi superado na volta inicial pela oitava vez em 16 largadas da pole.

Mercedes celebra marca dupla

George Russell terminou em segundo, somou o nono pódio de 2025 e assegurou matematicamente o quarto lugar no mundial, igualando sua melhor temporada. O britânico completou seu 150º GP, mesma marca alcançada por Norris.

Companheiro de equipe, Kimi Antonelli largou em 17º, completou 48 voltas com o mesmo jogo de pneus duros e alcançou o terceiro lugar, resultado que se destaca no ano de estreia do italiano.

Pontos valiosos no pelotão intermediário

A Williams voltou a pontuar graças ao quinto lugar de Carlos Sainz, encerrando jejum iniciado após Singapura. Pela Racing Bulls, Isack Hadjar foi sexto, melhor posição da equipe em Las Vegas. Na Sauber, Nico Hülkenberg chegou em sétimo e somou os primeiros pontos do time no evento.

Lewis Hamilton, largando da última fila com a Ferrari, avançou para oitavo e manteve a equipe nos pontos.

Abandonos e estatísticas negativas

Alex Albon não completou uma corrida pela quarta vez na temporada. Gabriel Bortoleto envolveu-se em incidente com Lance Stroll já na primeira volta e abandonou pela segunda prova seguida em circunstâncias semelhantes. Para Stroll, foi a quinta desistência ainda no giro inicial em sua carreira.

Com números marcantes, o GP de Las Vegas 2025 redesenhou a luta pelo título e ofereceu novo retrato do momento de cada equipe na reta final do campeonato.

Com informações de F1Mania.net

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

spot_img