Em 28 de outubro de 2025, a Red Bull respondeu às insinuações do chefe da McLaren, Andrea Stella, de que a equipe estaria deixando em segundo plano o desenvolvimento do novo motor Red Bull-Ford para 2026 a fim de manter Max Verstappen vivo na disputa pelo título desta temporada.
Primeiro, Helmut Marko classificou a teoria como infundada. Em seguida, o chefe de equipe Laurent Mekies reforçou a posição ao explicar que o trabalho extra no RB21 é parte de uma estratégia técnica e não um risco calculado diante do regulamento que entra em vigor no próximo ano.
“Investimento estratégico”
“Isso não tem relação com 2026”, afirmou Mekies. “Se encerrássemos a temporada sem explorar todo o potencial do carro, começaríamos o próximo campeonato com dúvidas. Por isso, decidimos corrigir áreas críticas e buscar mais desempenho.”
Segundo o francês, as lições tiradas em 2025 serão aplicadas diretamente ao projeto de 2026. “Teremos menos tempo para o novo carro, mas acreditamos que o retorno técnico compensa”, completou.
Panorama do campeonato
A Red Bull viu seu ímpeto ser interrompido no Grande Prêmio da Cidade do México. Lando Norris venceu, reassumiu a liderança e abriu 36 pontos sobre Verstappen, restando 116 em jogo. Oscar Piastri, em queda nas últimas provas, perdeu a ponta para o companheiro de equipe.
Andrea Stella celebrou o resultado como “virada de ânimo” para a McLaren. “Mostramos que temos um carro capaz de vencer em determinadas condições”, disse. O italiano destacou que o foco agora é manter o ritmo nas etapas restantes.
Confiança dos dois lados
Helmut Marko insistiu que o título permanece aberto. “Nenhuma equipe domina todas as pistas. Estamos totalmente concentrados em Max e confiamos nele para lutar até o fim”, declarou o austríaco, pedindo “fair play” entre Norris e Piastri.
Do lado britânico, Timo Glock, ex-piloto e comentarista da Sky Deutschland, apontou a nova pressão sobre Norris após as vaias na arquibancada mexicana. Para Glock, a principal dúvida é se o britânico conseguirá lidar com o peso de liderar o campeonato pela segunda vez na temporada.
Com quatro provas restantes, Red Bull e McLaren seguem em rota de colisão dentro e fora da pista, enquanto o desenvolvimento para 2026 vira tema central na disputa pelo título atual.
Com informações de Autoracing



