A Red Bull Racing terá, pela primeira vez, um motor desenvolvido internamente quando a Fórmula 1 inaugurar o novo regulamento técnico em 2026. O projeto, que marca o retorno da Ford à categoria desde 2004, foi comparado a “escalar o Monte Everest” pelo chefe da Mercedes, Toto Wolff.
Novo cenário regulatório
A partir de 2026, a F1 adotará unidades de potência híbridas V6 com divisão de 50% entre combustão e energia elétrica, operando com combustível 100% sustentável. A Red Bull Powertrains, sediada em Milton Keynes, será responsável pelo desenvolvimento do sistema, em parceria com a Ford.
Risco reconhecido pelos rivais
“Nossos departamentos de motor foram construídos ao longo de décadas; começar agora é um Everest a escalar”, afirmou Wolff. Apesar do alerta, o austríaco lembrou que a equipe de Milton Keynes já surpreendeu no passado: “Nunca se deve subestimar a Red Bull.”
Visão interna da Red Bull
Recém-nomeado chefe da equipe, Laurent Mekies concordou com a metáfora: “É tão louco quanto parece decidir fabricar nossa própria unidade de potência, mas esse é o tipo de loucura que a Red Bull abraça.” O dirigente admitiu que 2026 deverá ser marcado por “muito trabalho duro e noites sem dormir” para alcançar o nível competitivo desejado.
Desafio estrutural
Além do projeto técnico, a Red Bull precisa expandir rapidamente infraestrutura e quadro de funcionários especializados. Enquanto isso, fabricantes estabelecidos como Mercedes, Ferrari e Renault acumulam quase dez anos de experiência com unidades híbridas.
Mecanismo de compensação
Pelo regulamento, fornecedoras que ficarem mais de 3% abaixo do melhor desempenho terão direito a tempo adicional de dinamômetro, recurso que pode ajudar a encurtar a curva de aprendizado de Red Bull e Ford.
A combinação de nova tecnologia, limites de orçamento e a experiência desigual entre os fabricantes torna a temporada de 2026 um marco de incertezas. O sucesso do motor Red Bull-Ford permanece uma incógnita, mas ocupará posição central na narrativa do próximo ciclo de regras da Fórmula 1.
Com informações de F1Mania



