São Paulo, 25 de novembro de 2025 – A Red Bull usou seus canais de simracing para cutucar a McLaren depois da desclassificação dos dois carros da equipe britânica no Grande Prêmio de Las Vegas.
Vídeo com “dica” sobre altura traseira
Em postagem publicada nesta terça-feira (25), a Red Bull exibiu um trecho do jogo oficial da Fórmula 1 mostrando o ajuste de altura traseira. A legenda “como não ser desclassificado” deixou claro o alvo da provocação e reacendeu a rivalidade entre as duas equipes.
Pranchas abaixo do limite levaram à punição
Na checagem técnica pós-corrida, os fiscais constataram desgaste excessivo nas pranchas do assoalho dos carros laranja. O regulamento exige espessura mínima de 9 mm; o componente de Oscar Piastri apresentou 8,74 mm e o de Lando Norris, 8,88 mm. Uma nova medição confirmou valores ainda menores, resultando na desclassificação imediata de ambos os pilotos.
Impacto no campeonato de pilotos
Norris havia cruzado a linha de chegada em segundo lugar, com Piastri em quarto. Sem a penalidade, Max Verstappen deixaria Las Vegas 42 pontos atrás do líder e 12 atrás de Piastri. Com a alteração na tabela, o holandês empatou com Piastri e ambos ficaram 24 pontos atrás de Norris. Restam 58 pontos em disputa nas duas últimas etapas, mantendo o pentacampeonato consecutivo de Verstappen como possibilidade concreta.
Conflito aberto desde 2022
O clima entre Red Bull e McLaren esquentou em 2022, quando Christian Horner acusou Zak Brown de incentivar punições severas a quem ultrapassasse o teto orçamentário. Na época, a Red Bull excedera o limite em 1,8 milhão. Desde então, as trocas de farpas se intensificaram; pouco antes de deixar o cargo neste ano, Horner chamou Brown de “cretino”. Em resposta, o dirigente da McLaren elogiou o sucessor de Horner, Laurent Mekies, dizendo que a mudança fez bem à categoria.
Com o episódio mais recente, a disputa dentro e fora das pistas promete seguir quente até o fim da temporada.
Com informações de Autoracing



