A estreia bem-sucedida de Max Verstappen no circuito de Nordschleife levou a Federação Alemã de Automobilismo (DMSB) a reconhecer, pela primeira vez, o sim racing como treinamento válido para a obtenção da Permissão DPN B, exigida para competir em provas de endurance na pista.
O holandês, quatro vezes campeão mundial de Fórmula 1, disputou em setembro uma corrida de GT3 ao lado de Chris Lullham e saiu vencedor com o Ferrari 296 GT3 da Emil Frey. A preparação do piloto incluiu inúmeras voltas virtuais pelo “Green Hell” no iRacing e participações em etapas da Digital Nürburgring Endurance Series (DNLS).
Novas rotas para obter a DPN B
A partir de agora, quem deseja a licença tem três opções:
- concluir o curso presencial padrão;
- completar duas provas da Rundstrecken Challenge Nürburgring (RCN) em dupla, ou uma corrida solo;
- terminar uma etapa da RCN e disputar três rodadas de inverno da DNLS sem sofrer penalidades.
Christian Vormann, diretor esportivo da organizadora VLN, afirmou que, desde o lançamento da DNLS em 2020, a fidelidade dos simuladores ao mundo real já era evidente. Segundo ele, a atuação de Verstappen demonstrou “de forma clara” a importância da preparação digital para enfrentar o exigente traçado alemão.
Para Robin Strycek, coordenador esportivo do DMSB, a mudança fortalece a ligação entre automobilismo real e virtual. A entidade já havia oficializado o sim racing como modalidade do esporte a motor em 2018, mas esta é a primeira vez que sessões virtuais contam diretamente para a concessão de licenças de pista.
Verstappen declarou interesse em disputar, no futuro, as 24 Horas de Nürburgring, dando mais um passo na junção de suas atividades digitais com as corridas reais.
Com informações de Autoracing



