Guenther Steiner, ex-chefe da Haas na Fórmula 1, afirmou que a entrada do Safety Car Virtual (VSC) nos momentos finais do Grande Prêmio do México foi resultado de uma reação “exagerada” da direção de prova. A declaração foi feita no podcast The Red Flags, divulgado no domingo, 2 de novembro de 2025, às 10h45.
Segundo Steiner, o diretor de prova decidiu neutralizar a corrida depois de se preocupar com possíveis riscos gerados pelo incidente envolvendo Liam Lawson na largada. “Os fiscais atravessando a pista assustaram demais o diretor. Ele ainda estava em choque e não quis arriscar”, relatou.
O ex-dirigente explicou que o controle de prova tinha imagens de um carro parado e de dois fiscais em pista durante o episódio com Lawson. Para ele, esse contexto levou ao acionamento do VSC, mesmo sem necessidade. “Foi a decisão errada, porque Carlos [Sainz] fez o melhor possível”, afirmou.
Steiner reforçou que não possui dados oficiais que comprovem falhas graves, mas sustentou sua opinião de que a medida foi tomada com excesso de cautela. “Se você não está na sala de controle, não vê tudo, mas, na minha visão, foi uma reação exagerada.”
Com informações de Autoracing



