Max Verstappen confirmou mais um feito expressivo na Fórmula 1 ao registrar o melhor tempo da classificação para o Grande Prêmio dos Estados Unidos, neste sábado (18), no Circuito das Américas, em Austin. A marca representa sua 47ª pole position pela Red Bull, superando as 46 obtidas por Ayrton Senna na McLaren e tornando o holandês o terceiro piloto com mais poles por uma mesma equipe. Ele aparece agora atrás apenas de Michael Schumacher (58 pela Ferrari) e Lewis Hamilton (78 pela Mercedes).
O tricampeão mundial consolidou a sétima pole da temporada 2025 — duas a mais que qualquer outro concorrente — e alcançou sua segunda largada na ponta no traçado texano. O resultado também significa a 50ª pole da Red Bull desde o início da colaboração com a Honda, em 2019. Até hoje, Verstappen venceu 35 das 46 corridas em que partiu da primeira posição, mas o histórico recente do evento adiciona suspense: o pole não subiu ao pódio nas três últimas edições do GP norte-americano.
Primeira fila repetida da Sprint
Lando Norris assegurou o segundo lugar no grid e reedita a primeira fila vista na prova Sprint. O retrospecto do circuito favorece o britânico: em cinco das últimas sete corridas em Austin, o piloto que largou da segunda posição assumiu a liderança na volta inicial.
Demais posições no top 10
Charles Leclerc parte em terceiro, seu melhor resultado em classificação desde a pole na Hungria. George Russell largará em quarto, igualando seu melhor desempenho nos Estados Unidos, enquanto Lewis Hamilton sairá em quinto, alcançando 12 presenças no top 5 em 13 participações no local. O líder do campeonato, Oscar Piastri, ocupa a sexta posição e segue sem largar entre os quatro primeiros no Texas.
Kimi Antonelli abre a quarta fila em sétimo, com Oliver Bearman em oitavo após igualar o melhor grid da Haas em Austin. Carlos Sainz parte em nono, chegando a seis presenças consecutivas no Q3 no circuito, e Fernando Alonso completa os dez primeiros, registrando sua décima ida ao Q3 em 2025.
Classificação do 11º ao 20º
Nico Hülkenberg, quarto na Sprint, sairá em 11º. Liam Lawson colocou a Racing Bulls em 12º, seguido por Yuki Tsunoda em 13º. Pierre Gasly quebrou uma sequência de três classificações atrás do companheiro e parte em 14º, com Franco Colapinto em 15º — melhor resultado desde a Hungria. Gabriel Bortoleto sai em 16º, Esteban Ocon em 17º e Lance Stroll, novamente eliminado no Q1, em 18º. Alex Albon parte em 19º e Isack Hadjar fecha o grid em 20º após acidente no início da sessão.
A corrida está marcada para domingo (19), às 16h (horário de Brasília). O F1MANIA.NET fará cobertura em tempo real por texto. A F1 TV Pro exibirá todas as sessões; o Bandsports transmitirá todos os treinos, exceto a corrida, enquanto a Band mostrará a classificação e a prova ao vivo.
Com informações de F1Mania.net



