Baku (20.set.2025) – Max Verstappen largará na frente no Grande Prêmio do Azerbaijão após vencer uma classificação marcada por seis bandeiras vermelhas, chuva leve e dois acidentes na parte final.
O holandês da Red Bull estabeleceu 1min41s117 em sua única volta rápida no fim do Q3 e superou Carlos Sainz, da Williams, por 0s478. A sessão, que durou cerca de duas horas, tornou-se a mais interrompida da história da Fórmula 1 com seis paralisações.
Acidentes decisivos
O líder do campeonato, Oscar Piastri, bateu na curva 3 ainda no Q3 depois de entrar rápido demais e acertar as barreiras Tecpro com a dianteira. O australiano largará em nono, duas posições atrás do companheiro de equipe Lando Norris, sétimo colocado.
Antes, Charles Leclerc também havia ido ao muro na curva 15 sob chuva leve. A batida encerrou a sequência de quatro poles seguidas do monegasco em Baku e deixou o piloto da Ferrari em décimo lugar.
Top 10 definido
Com volta registrada antes dos acidentes, Sainz assegurou a primeira primeira fila da Williams desde o GP da Bélgica de 2021. Liam Lawson colocou a RB na terceira posição, seu melhor resultado em classificações.
Andrea Kimi Antonelli (Mercedes) larga em quarto, à frente do companheiro George Russell. Yuki Tsunoda parte em sexto, seguido por Norris, Isack Hadjar, Piastri e Leclerc.
Eliminados e incidentes
Fernando Alonso ficou a 0s069 do Q3 e sai em 11º. Lewis Hamilton, que apostou em apenas um jogo de pneus macios no Q2, parte em 12º após ser superado por Alonso e Leclerc no fim.
Gabriel Bortoleto larga em 13º, à frente de Lance Stroll. Oliver Bearman será o 15º; o britânico quebrou a suspensão traseira direita na curva 2 e provocou a quarta bandeira vermelha do dia.
Franco Colapinto (16º) e Nico Hülkenberg (17º) também bateram na parte inicial. Esteban Ocon sai em 18º, Pierre Gasly em 19º e Alex Albon, primeiro a bater na sessão, em 20º.
O Grande Prêmio do Azerbaijão acontece neste domingo, às 7h (de Brasília).
Com informações de RACER



