Max Verstappen garantiu a pole position para a corrida Sprint de sábado, válida pelo Grande Prêmio dos Estados Unidos de Fórmula 1, ao registrar 1min32s143 no Circuito das Américas, em Austin, na tarde desta sexta-feira (17).
O holandês da Red Bull marcou os melhores tempos nos setores inicial e final da volta decisiva e superou Lando Norris por apenas 0s071. O britânico da McLaren havia liderado as duas primeiras partes da classificação, mas não conseguiu responder ao ritmo do atual tricampeão.
Oscar Piastri colocou a outra McLaren em terceiro, 0s380 atrás de Verstappen e 0s309 atrás do companheiro de equipe. Nico Hülkenberg surpreendeu ao levar a Sauber ao quarto lugar, 0s502 mais lento que o pole.
Top 10 do grid da Sprint
5º – George Russell (Mercedes)
6º – Fernando Alonso (Aston Martin)
7º – Carlos Sainz (Ferrari)
8º – Lewis Hamilton (Ferrari)
9º – Alex Albon (Williams)
10º – Charles Leclerc (Ferrari)
Andrea Kimi Antonelli ficou a 0s006 de avançar ao segmento final e partirá em 11º, depois de travar a roda na curva 11. Isack Hadjar larga em 12º, seguido por Pierre Gasly e Lance Stroll.
Liam Lawson, que teve sua única volta anulada por exceder os limites na curva 19, sai em 15º; o neozelandês alegou ter sido atrapalhado pelos carros da Ferrari antes de cometer o erro. Oliver Bearman parte em 16º, à frente de Franco Colapinto, após não conseguir abrir a última tentativa a tempo.
Yuki Tsunoda abre a nona fila em 18º, com Esteban Ocon e Gabriel Bortoleto fechando o pelotão. Bortoleto ainda teve sua primeira volta apagada pelo mesmo motivo de Lawson, na curva 19.
Após apenas uma sessão de treinos livres, Verstappen admitiu que o ritmo de corrida ainda é uma incógnita, mas espera “uma disputa dura” com a McLaren na Sprint.
Com informações de RACER



