BAKU (AZE), 21 de setembro de 2025 – Max Verstappen não deu chances aos adversários e faturou o Grande Prêmio do Azerbaijão liderando todas as voltas. George Russell terminou em segundo, enquanto Carlos Sainz garantiu o terceiro lugar e levou a Williams de volta ao pódio pela primeira vez desde 2021.
Abandono de Piastri
Oscar Piastri, líder do campeonato, largou em nono após bater no Q3, queimou a largada e caiu para último ainda na primeira curva. Tentando recuperar terreno, travou rodas na curva 5 e acertou o muro, encerrando a corrida de maneira prematura. Foi o primeiro abandono do australiano desde o GP dos Estados Unidos de 2023, rompendo a terceira maior sequência de chegadas da história da Fórmula 1.
Situação do campeonato
Com o zero de Piastri, Lando Norris tinha nova chance de reduzir a diferença de 31 pontos que existia no início do fim de semana, mas acabou apenas em sétimo. O inglês diminuiu a desvantagem para 25 pontos quando restam sete etapas. Verstappen segue 69 pontos atrás do líder.
Corrida tranquila para Verstappen
Autor da pole, Verstappen manteve a ponta na largada, abriu vantagem e ainda registrou a volta mais rápida, assegurando o sexto “grand slam” da carreira – mesmo número de Lewis Hamilton e dois a menos que Jim Clark, recordista.
Russell e Sainz completam o pódio
Russell largou em quarto, estendeu o primeiro stint com pneus duros e ganhou posições no “overcut” sobre Liam Lawson, Andrea Kimi Antonelli e Sainz. O resultado colocou a Mercedes na vice-liderança do Mundial de Construtores, quatro pontos à frente da Ferrari.
Sainz largou em segundo, segurou a pressão de Antonelli no trecho final e celebrou o primeiro pódio pessoal com a Williams. “Quando tudo se encaixa, mostramos que podemos fazer coisas incríveis”, comemorou o espanhol.
Top 10 e demais destaques
Antonelli cruzou em quarto, sua melhor posição desde o GP do Canadá. Lawson foi quinto e conquistou o melhor resultado da carreira. Yuki Tsunoda terminou em sexto, também com sua melhor marca na temporada, mas os pontos não evitaram a eliminação da Red Bull Racing na luta pelo título de construtores.
Norris completou a prova em sétimo, seguido por Lewis Hamilton (Ferrari), Charles Leclerc e Isack Hadjar, que fechou a zona de pontuação em décimo.
Classificação da corrida
1) Max Verstappen (Red Bull)
2) George Russell (Mercedes)
3) Carlos Sainz (Williams)
4) Andrea Kimi Antonelli (Mercedes)
5) Liam Lawson (Racing Bulls)
6) Yuki Tsunoda (Racing Bulls)
7) Lando Norris (McLaren)
8) Lewis Hamilton (Ferrari)
9) Charles Leclerc (Ferrari)
10) Isack Hadjar (Racing Bulls)
11) Gabriel Bortoelto, 12) Oliver Bearman, 13) Alex Albon, 14) Esteban Ocon, 15) Fernando Alonso, 16) Nico Hülkenberg, 17) Lance Stroll, 18) Pierre Gasly, 19) Franco Colapinto.
Não completou: Oscar Piastri.
Com a McLaren fora do pódio, a decisão do Mundial de Construtores fica adiada para a próxima etapa, em Singapura.
Com informações de RACER



